Cynara Maíra | Publicado em 07/02/2025, às 10h56
Após sair da Secretaria de Governo da Prefeitura do Recife no fim do primeiro mandato de João Campos (PSB) em 2024, Aldemar Santos, conhecido como Dema, foi nomeado superintendente-geral da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).
A nomeação foi publicada no Diário Oficial da Casa nesta sexta-feira (07).
Servidor concursado do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) e advogado, Aldemar Santos já passou pela Procuradoria-Geral de Jaboatão dos Guararapes e foi coordenador jurídico do Complexo Industrial e Portuário de Suape.
Na Alepe, ele substituirá Isaltino Nascimento, que deixou o cargo para assumir a Secretaria de Educação do Cabo de Santo Agostinho, na gestão do prefeito Lula Cabral (Solidariedade).
Como superintendente-geral, Dema será responsável por coordenar, planejar e dirigir as atividades administrativas, operacionais e financeiras da Casa de Joaquim Nabuco. Além disso, atuará em parceria com o primeiro-secretário da Alepe, deputado Francismar Pontes (PSB), que foi eleito para o biênio 2025-2027.
A nomeação reforça a presença de um nome ligado ao PSB em um posto estratégico da Assembleia, e Dema, que tem histórico na articulação política, deve desempenhar um papel nas negociações para as eleições de 2026.
Dema deixou a Secretaria de Governo do Recife no final de 2024. Em sua despedida, publicada nas redes sociais, ele classificou a gestão de João Campos como a "maior revolução política" que a cidade já viu.
Após sua saída, a articulação política da Prefeitura passou a ser comandada pela Secretaria de Relações Institucionais, sob a liderança de Raul Henry (MDB) e a elevação da Administração como secretaria, ficou com Maíra Fisher.
Aldemar entrou na PCR em 2022, após convite de João Campos. Apesar da saída, Dema anunciou a mudança tecendo diversos elogios para o prefeito ao chamá-lo de "melhor prefeito do Brasil".
Aumento faixa de isenção do Imposto de Renda: o que está em jogo?
Após chuva e violência entre torcidas, Raquel Lyra entrega novas viaturas e equipamentos no Juntos pela Segurança
Chuvas ainda impactam abastecimento de água e áreas de morro continuam sem fornecimento da Compesa; veja áreas