João Campos lidera intenções de voto para o Governo de Pernambuco em todas as mesorregiões

Levantamento aponta João Campos como favorito ao Governo de Pernambuco, liderando intenções de voto em todas as mesorregiões do estado

Yan Lucca

por Yan Lucca

Publicado em 05/02/2025, às 16h25

João Campos e Raquel Lyra - 📸 Nando Chiappetta
João Campos e Raquel Lyra - 📸 Nando Chiappetta

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), aparece como favorito na disputa pelo Governo de Pernambuco nas eleições de 2026, de acordo com levantamento que analisou o cenário em todas as mesorregiões do estado. O socialista lidera as intenções de voto em todas as regiões pesquisadas, seguido pela governadora Raquel Lyra (PSDB) e pelo ex-ministro do Turismo Gilson Machado (PL).

A pesquisa foi realizada no dia 2 de fevereiro de 2025.

No cenário geral, João Campos registra 54,0% das intenções de voto, mais que o dobro de Raquel Lyra, que aparece com 19,3%. Já Gilson Machado tem 9,6%. Brancos, nulos e indecisos somam 17,1%.

>>> Entre no nosso canal do Instagram

Liderança consolidada em todas as regiões

A maior vantagem de João Campos ocorre no São Francisco Pernambucano, onde ele atinge 59,4%, contra 21,9% de Raquel Lyra e 9,4% de Gilson Machado. O Sertão Pernambucano tem um cenário semelhante, com 58,4% para Campos, 24,7% para Raquel e apenas 3,9% para Gilson.

Na Região Metropolitana do Recife, João Campos segue bem posicionado com 55,3%, enquanto Raquel Lyra marca 15,4% e Gilson Machado chega a 12,3%. Na Mata Pernambucana, o prefeito do Recife também lidera com folga, registrando 56,5% contra 20,4% de Raquel e 7,4% do ex-ministro.

O menor desempenho de Campos ocorre no Agreste Pernambucano, região onde Raquel Lyra tem sua base eleitoral. Mesmo assim, ele aparece na frente, com 45,6%, enquanto a governadora marca 22,1% e Gilson Machado tem 10,1%.

Brancos, nulos e indecisos

A pesquisa também aponta um índice significativo de brancos e nulos, que varia entre 6,3% e 14,8% nas diferentes mesorregiões. O percentual de indecisos (NS/NR) oscila entre 6,3% e 14,8%, indicando um eleitorado que ainda pode mudar de posição ao longo do tempo.

A pesquisa foi realizada por meio de um levantamento quantitativo, utilizando questionários estruturados aplicados por telefone. Foram entrevistados 600 eleitores de Pernambuco, com 16 anos ou mais.

Vale ressaltar que a pesquisa é um recorte de momento e pode sofrer alterações e mudanças.

@blogdojamildo