Após acusações de Eduardo Moura, Felipe Cury afirma que obra está regularizada e mostra fala de fiscal da CPRH

Cynara Maíra | Publicado em 11/09/2025, às 07h35 - Atualizado às 09h14

Políticos tiveram tensões em público e nas redes sociais no último sábado (06) - Reprodução/Banco de imagem
COMPARTILHE:

O secretário de Habitação do Recife, Felipe Cury, divulgou em suas redes sociais um trecho de vídeo do fiscal da CPRH em conversa com o vereador Eduardo Moura (Novo) para rebater as acusações das supostas irregularidade feitas pelo parlamentar do Novo na obra do habitacional Vila da Aeronáutica, em Boa Viagem.

No vídeo, o servidor da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) afirma que a licença para a remoção de árvores no local está regular e é de competência do órgão municipal.

Moura, por sua vez, sustenta que o problema reside no uso de maquinário que estaria em uma área vizinha, embargada judicialmente.

Disputa de vídeos e versões

A publicação de Cury é uma resposta a um vídeo divulgado anteriormente por Eduardo Moura. O secretário afirma que o diretor de fiscalização "repõe a verdade" e que a obra, uma parceria do governo Lula com o prefeito João Campos, sempre esteve regularizada.

No trecho divulgado por Cury, o fiscal da CPRH diz: "Essa autorização de agora que foi emitida com validade até março de 2026 está de acordo, é competência do órgão municipal a autorização... não é de competência do estado".

 

Já no vídeo original de Eduardo Moura, o foco é outro. No corte publicado, o vereador questiona o uso de equipamentos que estavam em uma área vizinha sob embargo.

No mesmo vídeo, o fiscal da CPRH afirma que a retirada do maquinário da área embargada "contextualiza uma questão irregular" e que o caso seria comunicado ao setor jurídico do órgão para avaliação. Confira o material, as explicações ocorrem após Eduardo correr atrás de Cury: 

Invasão de obra e troca de acusações

A troca de acusações ocorreu no último sábado (06), quando Eduardo Moura pulou o muro do canteiro de obras para fazer vídeos no local. 

Na ocasião, Felipe Cury afirmou que o vereador "invadiu uma área pública" e que a obra estava "totalmente regular".

O embate seguiu para a Câmara Municipal, onde Moura chamou quem defendesse o secretário de "burro ou babão".

O vereador Rinaldo Júnior (PSB) criticou a postura do opositor e questionou a intenção de "barrar a construção de moradia popular para quem mais precisa".

Em nota, a Prefeitura do Recife afirma que a construção dos conjuntos habitacionais vai beneficiar mais de 2,6 mil pessoas e que todo o trabalho está licenciado. A gestão municipal informou ainda que, como compensação ambiental, serão plantadas 268 árvores no local, o dobro do número de espécimes derrubadas. 

Antes do vereador do Novo, o recém nomeado secretário de Meio Ambiente do Estado, Daniel Coelho, chegou a discutir com o secretário Felipe Cury, quando da derrubada de algumas arvores para o início das obras. No PodJá, sem citar o nome do secretário de Raquel, o petista disse ver contradição entre as pessoas que criticavam o corte de arvores em Boa Viagem, mas aprovavam o uso de motosserra na construção da Escola de Sargentos, em Abreu e Lima. Daniel Coelho já foi do Partido Verde.

Veja o episódio: 

Recife Habitação Minha Casa Minha Vida

Leia também

Voto de Fux abre brecha para anulação de julgamento de Bolsonaro ?


Julgamento de Bolsonaro no STF: Para Fux, tentativa de abolir Estado Democrático não é inconformismo eleitoral


Vereador do Recife pula muro de obra, segue secretário na rua e dispara: "está correndo de mim?"