Jamildo Melo | Publicado em 22/05/2025, às 10h35 - Atualizado às 10h51
O Instituto dos Advogados de Pernambuco (IAP) comemora seus 174 anos no dia 30 de maio, com uma solenidade especial no Salão Nobre da Faculdade de Direito do Recife, a partir das 18h30. O evento contará com a presença do ministro Luiz Edson Fachin, do Superior Tribunal Eleitoral (TSE). Ele será homenageado com o título de Membro Honorário do IAP.
Além da celebração da história do IAP, a solenidade será marcada pela entrega da Medalha de Reconhecimento da Instituição Flávio de Queiroz Bezerra Cavalcanti, uma honraria anual concedida a figuras públicas que contribuem para o aperfeiçoamento jurídico no Brasil. Os homenageados deste ano incluem:
Raquel Lyra – Governadora de Pernambuco
Wilson José de Paula – Secretário da Fazenda de Pernambuco
Ricardo Paes Barreto – Presidente do TJPE
Ana Cláudia Brandão – Juíza do TJPE
Bruno Cavalcanti – Advogado e Ex-presidente do IAP
Cândido Saraiva – Presidente do TRE-PE
Francisco Queiroz Bezerra Cavalcanti – Professor e ex-diretor da UFPE
João Maurício Adeodato – Professor
Maurício Albuquerque – Advogado
Roberto Machado – Presidente do TRF da 5ª Região
Durante o evento, será lançada a nova edição do livro "Da Legitimidade de Parte no Contrato", de José Veiga, com atualização de Guilherme Veiga. A obra traz uma apresentação assinada por Carlos Ayres Britto, ex-ministro do STF e ex-presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), além de prefácio de Luiz Edson Fachin.
Fundado em 11 de maio de 1851, o IAP é um dos institutos jurídicos mais tradicionais do Brasil, sendo o segundo mais antigo no segmento da advocacia, atrás apenas do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB). Com uma trajetória histórica, o IAP tem sido um pilar do pensamento jurídico pernambucano, promovendo debates, estudos e o fortalecimento da classe.
"O Instituto dos Advogados de Pernambuco é mais do que uma entidade de advocacia respeitada. É um espaço de encontro, reflexão e construção coletiva do Direito, reunindo grandes nomes da advocacia e do pensamento jurídico nacional." – Érika Ferraz, Presidente do IAP, em nota ao site Jamildo.com.
Entre o Estado e a Ordem: os bastidores do ensino jurídico no Brasil
Barroso atende pedido da OAB e recomenda sustentação oral nos tribunais
Medida implantada por Ingrid Zanella na OAB-PE abre discussão no Brasil sobre anuidade zero para jovem advocacia