Clara Nilo | Publicado em 01/10/2025, às 11h09 - Atualizado às 11h31
A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE), por meio da Comissão de Direito da Tecnologia e da Informação (CDTI), realizará nos dias 16 e 17 de outubro, o evento “IA e Advocacia: Desafios e Oportunidades Inovadoras”.
A programação acontecerá na plenária da entidade e reunirá especialistas para discutir os impactos da inteligência artificial no Direito e no sistema de Justiça. O encontro contará com representantes da advocacia, da academia e dos setores público e privado.
A presidente da OAB-PE, Ingrid Zanella, ressaltou a relevância da iniciativa. “É uma oportunidade de aprendizado em uma área tão atual do Direito, no tocante à inteligência artificial”, afirmou ela.
O presidente da CDTI, André Fernandes, que também será um dos palestrantes, destacou a proposta do evento.
“Queremos aproximar a advocacia dos debates sobre inteligência artificial, trazendo perspectivas práticas e acadêmicas para o exercício profissional”, disse o jurista.
Entre os nomes confirmados na programação estão Caio Scheidegger (SECTI/PE, Quantum Leap), Bárbara Alves (Ciberpsi), George Valença (UFRPE), Cláudio Lucena (UEPB), Raissa Moura (Nubank), Vinícius Calado (UNICAP) e Mariana de Siqueira (UFRN)
A OAB-PE lançou a segunda etapa da campanha Fique em Ordem com a Ordem. O programa é voltado à regularização financeira de advogados e advogadas inscritos na seccional.
A iniciativa estará ativa até 22 de outubro de 2025 e oferece condições especiais para quitação de débitos de anuidades, parcelamentos e penalidades.
De acordo com a OAB, a primeira fase da campanha resultou em mais de 1.500 negociações, enquanto a expectativa da segunda etapa é de 1.200 adesões, já que será mais curta.
Imposto de Renda puniu mais pobres, enquanto mais ricos não pagam nada sobre maior parte dos rendimentos
Cremepe notifica UFPE contra curso de Medicina para assentados
João Paulo sobre críticas ao curso de Medicina para MST: "racismo de classe"