João Campos entrega Medalha do Mérito Capibaribe ao ex-presidente do TJPE, Ricardo Paes Barreto

Otávio Gaudêncio | Publicado em 31/01/2026, às 08h31 - Atualizado às 09h09

Novo presidente do TJPE assume nesta segunda-feira (2) - Edson Holanda/Prefeitura do Recife
COMPARTILHE:

Ler resumo da notícia

Nesta sexta-feira (30), a Prefeitura do Recife concedeu a Medalha de Ordem do Mérito Capibaribe ao desembargador e ex-presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Ricardo Paes Barreto

A cerimônia ocorreu no Salão Nobre do Teatro de Santa Isabel e marcou o último dia do jurista à frente do tribunal. No dia 2 de fevereiro, o desembargador Francisco Bandeira de Mello assumirá o TJPE para o biênio de 2026-2028. 

Em seu discurso, Paes Barreto lembrou dos momentos que assumiu interinamente a Prefeitura do Recife, em 2024, e o Governo de Pernambuco, em 2025

"Eu me lembro muito bem daquele dia em que o prefeito João Campos, com muita alegria e satisfação, transmitiu a Prefeitura do Recife para a minha pessoa”, afirmou.

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), destacou a trajetória do homenageado e ressaltou a postura conciliadora do desembargador enquanto à frente do tribunal.

"Além de um grande líder na sua área, o presidente Ricardo exerce uma função rara nos dias de hoje, que é a capacidade pacifista, de construção de pontes, de busca por consensos e harmonia. Isso faz muita falta na política. Precisamos de lideranças que tenham firmeza de posição, mas também leveza no trato, generosidade na escuta e compromisso com o diálogo”, afirmou. 

Por fim, Ricardo Paes Barreto agradeceu a honraria e afirmou que a comenda não é somente uma premiação individual, mas sim uma homenagem ao TJPE. "Eu dedico essa comenda em especial a todos e todas que fazem o Tribunal de Justiça de Pernambuco”, declarou. 

Medalha do Mérito Capibaribe

Instituída pela Prefeitura do Recife, a Medalha da Ordem do Mérito Capibaribe é a mais alta honraria concedida pelo município e reconhece personalidades que contribuem relevantemente para o fortalecimento institucional, o desenvolvimento social e a promoção do bem comum.

A comenda já foi concedida a nomes como o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes, o ex-arcebispo de Olinda e Recife Dom Fernando Saburido, o padre Pedro Rubens Ferreira Oliveira e o ex-deputado José Patriota, entre outras personalidades.

 

João Campos TJPE Ricardo paes barreto

Leia também

João Campos e TJPE firmam parceria para acelerar soluções em imóveis do Centro do Recife


A partir deste domingo (1), preço do gás diminui em Pernambuco


Raquel Lyra coloca mulher na presidência da EPTI após divulgação de mensagens racistas e misóginas de antecessor