Yan Lucca | Publicado em 07/09/2024, às 08h05
Carro chefe da gestão e propaganda de João Campos (PSB) que busca a reeleição, as creches no Recife seguem sendo usadas pelos concorrentes para tentar minar o céu de brigadeiro do socialista.
Com uma ampla vantagem sob seus adversários, João se esquiva de polêmicas e nem sequer cita nomes em suas atividades de campanha e sabatinas. Apenas se limita a dizer alguns que pleiteiam nesta eleição são como “Netflix”, só aparecem “em temporada” de busca de votos.
De todo modo, sem trégua, a oposição promete seguir com as provocações. Gilson Machado, que teve um relativo crescimento no último Datafolha (9%, antes eram 6%), continua tentando polarizar com João Campos, enquanto se engalfinha para tirar votos de Daniel Coelho, que está em terceiro lugar.
>>> Entre no nosso canal do Instagram
Nesta semana, o site Jamildo.com apurou e noticiou com exclusividade que tramita na 29ª Promotoria de Educação da Capital, no âmbito do Ministério Público do Estado de Pernambuco, um levantamento que aponta que 36 unidades de creches parceiras da Secretaria de Educação do Recife estão funcionando sem a comprovação de Atestado de Verificação do Corpo dos Bombeiros (AVCB). A PCR so admitiu problemas em 26, ainda assim em busca de atualização do problema.
Somadas, essas 36 unidades contemplam 5.200 alunos de creche e pré-escola. No total são:
Em nota oficial, a Prefeitura do Recife negou a quantidade cita pelo MPPE e informou que seriam 26, em busca da regularização.
Em um claro revide à oposição, em especial Daniel Coelho, aliado da governadora, o deputado estadual Waldemar Borges (PSB), presidente da Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa de Pernambuco, denunciou escolas públicas de Pernambuco, não possuem alvará de funcionamento do Corpo de Bombeiros, de acordo com um levantamento feito pelo TCE.
Segundo o parlamentar, grande parte das escolas da rede estadual não dispõe de alvará. “Mandamos nossa equipe averiguar essa denúncia e já temos um documento do Tribunal de Contas que fez um levantamento em 90 escolas. Dessas 90, 98% não possuem esse alvará”, afirmou.
Segundo o deputado, a falta dessa regularização representa um grave risco à segurança dos alunos, professores e funcionários.
Borges apontou que faltam nas escolas, saídas de emergência e equipamentos contra incêndio. O socialista afirmou que sua equipe já está preparando uma documentação para acionar o Corpo de Bombeiros, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e a Polícia Civil, visando investigar o que está sendo feito em relação à situação identificada pelo TCE.
No entanto, neste caso, a resposta óbvia de ser dada também é simples. Raquel vai citar que recebeu como herança maldita de Paulo Câmara.
Nesta sexta-feira (06), o candidato Gilson Machado acionou a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros para investigar as condições das instituições de ensino infantil no Recife.
Além disso, o candidato de Bolsonaro está preparando uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) para apurar supostos abusos de poder político que estejam afetando a “integridade do processo eleitoral”.
Documentos exclusivos: PCR descredenciou três creches parceiras ainda em maio e exige devolução de verbas
Exclusivo: TCE determina nomeação de 4.951 professores do concurso. Leia voto do relator
Sob gestão João Campos, 29 novas creches parceiras da PCR não possuem liberação de funcionamento dos bombeiros