Otávio Gaudêncio | Publicado em 16/01/2026, às 10h08 - Atualizado às 11h31
Estão abertas as inscrições para o Programa Embarque Digital, que oferece 265 bolsas integrais para cursos superiores da área de tecnologia no Recife.
As inscrições vão até o dia 30 de janeiro. Para concorrer é necessário ter cursado todo o Ensino Médio em escolas públicas e ser residente do Recife, além de ter resultados de ao menos um Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) dos últimos cinco anos.
A iniciativa da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria da Educação, ocorre em parceria com o Porto Digital. 15 das vagas são pagas pelo Banco Santander.
De acordo com o edital, "o propósito do programa é formar mais estudantes para atuação no setor de tecnologia, contribuindo para a mudança de vida de jovens em vulnerabilidade social e o consequente fortalecimento do setor de tecnologia da Cidade do Recife”.
São dois cursos disponíveis para escolha dos estudantes: análise e desenvolvimento de sistemas e sistemas para internet, ambos com duração de dois anos e meio. Com aulas presenciais, as ementas dos cursos conectam os estudantes a situações reais do mercado desde 0 primeiro semestre.
Os candidatos devem se inscrever de forma online, por meio do site oficial do Embarque Digital.
50% das vagas estão reservadas para pessoas negras ou pardas. Em caso de empate nas seleções, candidatas mulheres e candidatos que também tenham feito o Ensino Fundamental na rede pública terão prioridade.
A classificação será com base na nota do ENEM, com pesos maiores para matemática e redação.
Os resultados parciais serão divulgados no dia 13 de fevereiro, cabendo entrada de recurso entre os dias 14 e 16. Já a publicação do resultado final deverá ocorrer no dia 24 de fevereiro, com matrículas nos dias 25 e 26 do mesmo mês. As aulas começam em março.
Enquete: com briga no PT, que decisão partido deve tomar nas eleições de 2026 em Pernambuco?
Tarifas de ônibus vai para R$ 4,50 na RMR e população protesta na sede do Grande Recife
João Campos entrega Ponte do Arruda e ressalta conexão entre Zona Norte e BR-101 “ligação esperada há anos”