Mirella anuncia planos de convocar mais 200 professores para Olinda

Cynara Maíra | Publicado em 07/05/2025, às 08h01

Mirella convoca novos professores em breve - Sandro Barros- Arquimedes Santos
COMPARTILHE:

A prefeita de Olinda, Mirella Almeida (PSD), confirmou na terça-feira (6) que irá convocar mais 200 professores para integrar o quadro efetivo da rede municipal de ensino ainda no primeiro semestre.

Mirella chegou a citar que os números de convocação já mais que dobraram ao planejado para o concurso público da educação, feito em 2022.

Já chamamos mais de 640 professores, bem acima das vagas oferecidas, e temos a previsão de, agora em junho, chamar mais 200 professores para a nossa rede municipal”, afirmou Mirella, ao destacar que o número supera o quantitativo inicialmente previsto de 230 vagas para o certame.

A previsão se soma à convocação de 200 docentes já anunciada em janeiro, totalizando 400 novos professores em 2025.

De acordo com Mirella, outros 200 profissionais serão chamados em 2026, para reforçar a área da educação ao longo de dois anos.

A convocação de professores vem sendo executada de forma escalonada. No fim de março, a prefeitura empossou 32 novos profissionais de ensino, aprovados no concurso de 2022.

Nosso objetivo é que Olinda, além de ser reconhecida como Patrimônio da Humanidade, também se torne referência em oportunidades para crianças, adolescentes e alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA)”, declarou a prefeita durante o ato.

O chamamento começou após um relatório do Tribunal de Contas do Estado (TCE) recomendar a ampliação das nomeações de professores para rede municipal. 

A gestora também confirmou o chamamento de novos servidores em áreas estratégicas da administração municipal.

Segundo Mirella, até o fim de maio, 15 novos guardas municipais serão incorporados ao efetivo da Guarda Civil de Olinda. Outros profissionais aprovados no concurso geral da prefeitura também devem ser chamados gradualmente, com prioridade para áreas como saúde e preservação do patrimônio histórico.

Já chamamos mais de 140 profissionais do concurso geral. E a nossa tendência é chamar mais, porque são áreas em que a gente precisa de maiores investimentos”, pontuou a prefeita.

No campo do patrimônio, Mirella ressaltou a importância da atuação técnica no Sítio Histórico e mencionou a convocação de engenheiros e arquitetos para apoiar as ações de conservação.

Apesar das nomeações, a prefeitura mantém em vigor um decreto de contenção de gastos, que determina a redução de despesas em itens como gratificações, combustíveis e terceirizações. A medida, segundo a administração municipal, visa preservar o equilíbrio fiscal, sem comprometer os investimentos considerados essenciais, como saúde, educação e assistência social.

Olinda Mirella Almeida concurso professor

Leia também

Inácio Feitosa - "A didática do professor ruim... Versão 2025"


Governo de Pernambuco lança Programa Mais Gás 2025


PT Pernambuco em disputa: quem assumirá a liderança do partido?