Clara Nilo | Publicado em 11/09/2025, às 14h45 - Atualizado às 15h22
Em uma agenda voltada à aproximação com o público empresário, a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) promoveu, nesta quinta-feira (11), uma reunião com representantes do grupo Atitude Pernambuco.
O encontro foi um dos primeiros compromissos oficiais do superintendente Francisco Alexandre desde que assumiu a gestão da autarquia e teve como foco a apresentação de instrumentos de fomento disponíveis para impulsionar a economia regional.
Entre os destaques, Alexandre ressaltou os incentivos fiscais que permitem a redução de até 75% no Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) ou a possibilidade de reinvestimento de 30% do tributo.
“Nosso esforço é ampliar a prospecção e garantir que os empreendedores conheçam e utilizem esses instrumentos, que têm impacto direto na competitividade regional”, afirmou ele.
A reunião também abordou a previsão de R$ 52,6 bilhões para o Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE).
Outro ponto de destaque foi a ferrovia Transnordestina. A Sudene, principal financiadora da obra através do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), reafirmou o compromisso com a totalidade do projeto, incluindo o trecho que liga Salgueiro (PE) ao Porto de Suape.
Segundo Francisco Alexandre, a obra trará impactos diretos em cadeias produtivas, como a de gipsita e gesso; petróleo logística; avicultura; confecções; além de fortalecer polos tecnológicos e de exportação em Suape e no Recife.
Os empresários presentes reconheceram as oportunidades, mas também apontaram entraves burocráticos, sobretudo em relação às exigências de garantias para o acesso ao crédito. O superintendente garantiu que as demandas serão avaliadas e que a autarquia buscará alternativas para facilitar a contratação.
A Sudene afirma que a proposta da Superintendência é de ampliar diálogos como este em todo o Nordeste, com o objetivo de consolidar uma agenda permanente com o setor produtivo e, assim, fortalecer políticas de desenvolvimento regional sustentável.
Márcio Pochmann e Tânia Bacelar abrem II Seminário de Gestão Governamental de Pernambuco
Vereadores discutem proposta de mudanças no uso do solo do Recife
Romero Albuquerque propõe programa que garante restituição do ICMS para turistas estrangeiros