Francisco Alexandre toma posse como superintendente da Sudene e destaca prioridade para Transnordestina

Cerimônia no Recife reuniu lideranças políticas e reforçou o papel da superintendência no desenvolvimento regional

Clara Nilo

por Clara Nilo

Publicado em 26/08/2025, às 12h17 - Atualizado às 12h39

Secretário-executivo do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, Valder Ribeiro, empossou Francisco Alexandre - Elvis Aleluia/ Sudene
Secretário-executivo do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, Valder Ribeiro, empossou Francisco Alexandre - Elvis Aleluia/ Sudene

O executivo Francisco Alexandre assumiu, nesta segunda-feira (25), o comando da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), em cerimônia realizada no Recife, com a presença de lideranças políticas locais e nacionais. Nomeado pelo Governo Federal, ele terá como missão ampliar a participação do PIB regional, hoje em torno de 14%, e implementar as diretrizes do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE).

No discurso de posse, Francisco ressaltou a necessidade de fortalecer cadeias produtivas estratégicas do Nordeste, como a fruticultura irrigada do Vale do São Francisco, o polo de confecções do Agreste, a produção de grãos no Matopiba e o setor de energias renováveis. O superintendente também citou a importância de atrair indústrias de transformação para agregar valor à produção local.

Francisco Alexandre destacou a Transnordestina como uma das prioridades da superintendência. 

“Reafirmo aqui o compromisso do Governo Federal com a sua execução, garantindo a conclusão dos dois ramais: o que vai até o Porto de Pecém, no Ceará, e o que chegará ao Porto de Suape, em Pernambuco. A ferrovia é apontada como fundamental pelo Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste e pelo Novo PAC para a integração regional. A Sudene financia a obra, que interligará Piauí, Ceará e Pernambuco", afirmou.

A defesa da ferrovia foi reforçada por parlamentares presentes. O senador Humberto Costa (PT) disse que o governo trabalha em uma nova modelagem para viabilizar o ramal de Pernambuco e adiantou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve autorizar o início das obras ainda este ano.

"O desenvolvimento do Nordeste não será obra de uma ação isolada, mas do esforço conjunto e articulado entre instituições, governos e sociedade. Cada iniciativa, seja na infraestrutura, na inovação, na produção ou na integração regional, só terá força real se for parte de um projeto coletivo, que una a todos em torno de um mesmo propósito, o protagonismo do Nordeste”, concluiu o superintendente em seu discuro.