Renan Filho e Silvio Costa Filho reafirmam retomada da Transnordestina e revelam previsão de lançamento do edital; confira

Cynara Maíra | Publicado em 25/09/2025, às 10h09 - Atualizado às 11h09

Silvio Costa Filho e Renan Filho anunciaram quando edital da Transnordestina será lançado - Divulgação
COMPARTILHE:

Após reunião com mais de 20 prefeitos de Pernambuco, em Brasília, na quarta-feira (24), os ministros Renan Filho (Transportes) e Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos) anunciaram que o edital de licitação para a retomada das obras da Ferrovia Transnordestina será publicado no final de outubro, entre os dias 30 e 31. 

A gestão irá licitar primeiro o trecho com mais de 73 quilômetros, ligando os municípios de Custódia a Arcoverde, no Sertão do Estado. Segundo os ministros, as obras devem começar em janeiro de 2026.

Durante o encontro, Renan Filho afirmou que a retomada era um compromisso do presidente Lula.

"Vocês lembram que o presidente Lula não deixou tirar Pernambuco do desenvolvimento do Nordeste. E hoje estamos anunciando que esse pedaço de Custódia até Arcoverde, agora em outubro, nós vamos publicar o edital de licitação para reiniciar a obra após 10 anos", garantiu o ministro dos Transportes.

Paralisação de quase uma década

As obras do trecho pernambucano da ferrovia, que tem 544 km entre Salgueiro e o Porto de Suape, estão suspensas desde 2016. Em 2022, a concessionária Transnordestina Logística S.A. (TLSA) devolveu oficialmente o ramal ao governo federal, alegando inviabilidade econômica para operar simultaneamente os portos de Suape (PE) e Pecém (CE).

A decisão ainda no governo Bolsonaro (PL) reconfigurou o projeto para priorizar apenas o traçado cearense. Segundo o ministro Renan Filho, a reinserção de Pernambuco no projeto foi uma ordem direta do presidente Lula.

Enquanto o trecho pernambucano aguarda o edital, as obras no ramal que liga o interior do Piauí ao Porto de Pecém, no Ceará, já estão em andamento e já passaram de 75% de conclusão.

Articulação política e portos secos

Durante seu discurso de posse em agosto, o novo superintendente da Sudene, Francisco Alexandre, colocou como um de seus principais compromissos na gestão auxiliar na retomada do ramal pernambucano, agora incluso no Novo PAC. A estatal Infra S.A. será a responsável pela construção e operação do trecho.

Silvio Costa Filho afirmou que considera a obra  fundamental para o desenvolvimento do interior do estado. “Estamos trabalhando para garantir que esse empreendimento histórico saia do papel e transforme a infraestrutura logística do nosso Estado e do Nordeste”, disse..

Silvio Costa Filho Transnordestina renan filho

Leia também

Recife conclui restauro da imagem de Nossa Senhora no Morro da Conceição


Brilhando no salão: Mirante Dançante estreia neste sábado, no Recife


Sebastião Oliveira coloca Avante à disposição de Fernando Dueire para disputa ao Senado