Leilão parcial da Compesa será realizado no dia 18 de dezembro

Jamildo Melo | Publicado em 12/09/2025, às 17h26 - Atualizado às 17h55

Governo chama investidores privados para tentar agilizar metas de saneamento da estatal - Aluísio Moreira/Divulgação
COMPARTILHE:

O Governo de Pernambuco lançou, nesta sexta-feira (12), o edital para o leilão da concessão regionalizada parcial dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, com abertura das propostas marcada para 11 de dezembro de 2025 e leilão previsto para 18 de dezembro.

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) continuará responsável pela produção e tratamento da água, enquanto a iniciativa privada assumirá a distribuição e o esgotamento sanitário, garantindo investimentos contínuos e universalização dos serviços.

Segundo o Estado, esta iniciativa histórica prevê um investimento privado de R$ 19 bilhões destinados exclusivamente ao saneamento, com o objetivo de ampliar a cobertura dos serviços e garantir o cumprimento do Marco Legal do Saneamento no estado.

Em uma entrevista na rádio CBN, com a participação do site Jamildo.com, a governadora Raquel Lyra informou que o Estado abdicou dos recursos oriundos da concessão para destiná-los integralmente para investimentos em saneamento.

O governo frisou que o projeto contou com um diálogo público e transparente realizado ao longo de 58 dias e inclui cinco audiências públicas em municípios-chave como Recife, Caruaru e Petrolina, além de consultas às Microrregiões de Água e Esgoto e à Assembleia Legislativa.

"Com mais de mil contribuições recebidas, é um dos maiores projetos colaborativos de saneamento do Brasil, alinhado à meta de universalizar o acesso à água e esgoto tratada até 2033", afirma, em informe ao site Jamildo.com.

O secretário de Recursos Hídricos e Saneamento, Almir Cirilo, ressaltou que a medida é essencial para superar desafios como o crescimento populacional, o aumento do consumo e os impactos das mudanças climáticas na oferta de água, assegurando serviços dignos à população.

"Este leilão representa um marco para o futuro do saneamento de Pernambuco, consolidando esforços para uma gestão sustentável e eficiente dos recursos hídricos no estado".

O projeto também foi apreciado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE).

Compesa privatização leilão parcial

Leia também

Governo de Pernambuco publica edital de concessão parcial da Compesa


Raquel Lyra anuncia troca na presidência da Compesa


Trabalhadores realizam ato contra concessão da Compesa nesta quarta