Hub de Veículos do Porto de Suape atinge recorde histórico com movimentação de 83 mil unidades

Plantão Jamildo.com | Publicado em 14/01/2026, às 18h46

Em dezembro de 2025, o Porto de Suape recebeu o aval da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) para prosseguir com a licitação do Terminal de Veículos (SUA 01). - Foto: Divulgação
COMPARTILHE:

O Hub de Veículos do Porto de Suape encerrou o ano de 2025 com a marca histórica de 83.992 unidades movimentadas. O resultado representa um crescimento de 5% em comparação com o ano de 2024 e supera o recorde anterior, registrado em 2023, quando o complexo atingiu 80.647 veículos.

O desempenho consolida o porto como um dos principais polos logísticos do setor automotivo para as regiões Norte e Nordeste.

A alta nas exportações foi o principal fator para o balanço positivo do período. Ao todo, 74.436 veículos foram enviados ao exterior, um aumento de 20% em relação ao ano anterior.

De acordo com dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), entre janeiro e novembro de 2025, Suape foi responsável por 18,23% do total de automóveis de passageiros exportados pelo Brasil.

O desempenho consolida o porto como um dos principais polos logísticos do setor automotivo para as regiões Norte e Nordeste.

 

O polo automotivo da Stellantis, em Goiana, teve papel central nas exportações, tendo como principais destinos Argentina, México e Chile. Já o fluxo de importação contou com operações de marcas como Toyota, General Motors (GM), BYD e Volkswagen.

Além disso, o porto realizou operações de transbordo — transferência de carga entre navios — para as fabricantes Renault, Toyota e Nissan, com origens concentradas no México e na Argentina.

Segundo o diretor-presidente da estatal, Armando Monteiro Bisneto, os números refletem investimentos em infraestrutura e o diálogo com o setor privado. A gestão estadual avalia que a movimentação do Hub de Veículos fortalece a economia regional por meio da inserção de Pernambuco em rotas logísticas globais, resultando na geração de emprego e em novas oportunidades de negócios.

Em dezembro de 2025, o Porto de Suape recebeu o aval da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) para prosseguir com a licitação do Terminal de Veículos (SUA 01). O processo prevê o arrendamento da área à iniciativa privada com investimentos estimados em R$ 4,6 milhões. O aporte será destinado à modernização da infraestrutura e ao aumento da capacidade operacional do complexo.

O certame para o novo terminal será realizado após a aprovação do Tribunal de Contas da União (TCU). A administração de Suape prevê o lançamento do edital ainda para este primeiro semestre de 2026.

Atualmente, o espaço já opera com demandas da Stellantis e de outras montadoras, mas a concessão é vista como um passo estratégico para consolidar a plataforma logística nos próximos anos.

Porto de Suape Armando Monteiro Bisneto Hub Automotivo

Leia também

Após protestos, carroceiros fazem denúncia contra lei sobre tração animal no Recife; Romero Albuquerque critica ação


Secretário de Raquel Lyra reafirma entrega das 250 creches até o fim de 2026


Pré-candidato ao Senado, Silvio Costa Filho reafirma que deixará ministério em abril