Pré-candidato ao Senado, Silvio Costa Filho reafirma que deixará ministério em abril

Ministro de Portos e Aeroportos afirma que deixará o cargo em abril, dentro do prazo legal, para se dedicar integralmente à pré-candidatura ao Senado

Plantão Jamildo.com

por Plantão Jamildo.com

Publicado em 13/01/2026, às 18h20

Ministro Silvio Costa Filho no PodJá - o Podcast do Jamildo
Ministro Silvio Costa Filho no PodJá - o Podcast do Jamildo - @wesleydalmeidafotografo

Silvio Costa Filho deixará o ministério em abril para disputar o Senado.

Desincompatibilização seguirá calendário previsto na legislação eleitoral.

Ministro afirma ter estímulo de Lula e avalia cenário como favorável.

Gestão no ministério é destacada antes da saída do cargo

Ministro de Portos e Aeroportos do governo Lula, Silvio Costa Filho (Republicanos) reafirmou nesta terça-feira (13) que deixará o cargo em abril para se dedicar integralmente à disputa eleitoral de 2026. Pré-candidato ao Senado por Pernambuco, ele afirmou que a saída seguirá o prazo legal de desincompatibilização e permitirá concentração total na construção da candidatura.

Silvio Costa Filho disse que se considera preparado para disputar uma vaga no Senado. “Estou trabalhando muito para consolidar a nossa candidatura ao Senado. Me sinto pronto e preparado para representar Pernambuco no Senado Federal”, afirmou. O ministro disputa vaga no palanque de João Campos, pré0candidato ao governo de Pernambuco, com Miguel Coelho (União Brasil), Marília Arraes (Solidariedade) e o senador candidato à reeleição, Humberto Costa (PT)

Segundo ele, o conhecimento acumulado sobre os desafios econômicos e sociais do estado será levado para a campanha. “Conheço os desafios econômicos e sociais do nosso estado e tenho certeza de que vamos apresentar propostas que dialoguem com o futuro de Pernambuco”, disse. Silvinho, como é conhecido no meio político ponderou, no entanto, que disputas majoritárias dependem de fatores mais amplos do que a vontade individual.

O ministro também destacou o diálogo com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a candidatura. “Tenho conversado com o presidente Lula, que tem me estimulado a disputar o Senado”, afirmou, acrescentando que pretende seguir alinhado ao projeto político do governo federal. “Tenho certeza de que, ao lado do presidente Lula, vamos construir uma bela vitória”, declarou.

De acordo com Silvio Costa Filho, o desempenho do seu nome em levantamentos de intenção de voto tem reforçado a avaliação de viabilidade eleitoral. Ele afirmou que as pesquisas funcionam como estímulo adicional para avançar no projeto político. “Estou pronto e preparado para continuar ao lado do presidente Lula ajudando Pernambuco e o Brasil”, disse.

Antes de deixar o ministério, Silvio Costa Filho ressaltou que tem satisfação com os resultados obtidos à frente da pasta. Segundo ele, os indicadores positivos do setor portuário e da aviação civil refletem o trabalho desenvolvido durante sua gestão no Ministério de Portos e Aeroportos.