Clara Nilo | Publicado em 21/07/2025, às 11h04 - Atualizado às 12h02
Na próxima quinta-feira (24), o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) irá dar início aos pagamentos referentes ao plano de ressarcimento para aposentados e pensionistas que foram vítimas dos descontos indevidos de entidades associativas.
Em Pernambuco, mais de 30 mil pessoas já aderiram o acordo do Governo Federal, ou seja, 33,5% dos 91.940 beneficiários aptos a assinar o acordo no estado.
Nacionalmente, o índice de adesão é, até agora, de 30,4%, com mais de 582 mil aposentados e pensionistas já tendo assinado o acordo em todo o país. A ordem para receber seguirá a de adesão: receberá primeiro, quem aderiu primeiro.
O pagamento, feito de forma integral e corrigido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), será trasnferido diretamente na conta em que o aposentado ou pensionista recebe o benefício.
“O Governo do Brasil firmou um acordo histórico com INSS, MPF, DPU e OAB para acelerar a devolução dos descontos ilegais em benefícios”, afirmou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em suas redes sociais.
Estão aptos a aderir ao acordo os beneficiários que contestaram os descontos indevidos e não receberam resposta da entidade após 15 dias úteis. Essa classificação representa mais de 1,9 milhão de pessoas.
É possível aderir de forma gratuita através do aplicativo e/ou site Meu INSS ou através dos Correios. A data limite é 14 de novembro deste ano.
João Campos lança programa para financiar parte do aluguel de famílias vulneráveis do Recife
Ao lado de comitiva extensa, Raquel Lyra manda recado para João Campos durante Missa do Vaqueiro
Prefeituras do estado gastaram ao menos R$ 306,3 milhões nem festejos juninos