Cynara Maíra | Publicado em 10/01/2025, às 10h49
O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria da Mulher, firmou contrato com a Caixa Econômica Federal para a construção e equipagem da Casa da Mulher Brasileira no Recife.
O investimento de R$ 19,2 milhões, proveniente do Programa de Proteção à Vida, Fortalecimento da Família, Promoção e Defesa dos Direitos Humanos para Todos, do Ministério das Mulheres, cria um espaço integrado para atendimento a mulheres vítimas de violência.
"O cuidado com as mulheres vítimas de violência doméstica e familiar em Pernambuco é uma das maiores preocupações da nossa gestão. Com o apoio do governo federal, poderemos ampliar os serviços públicos e fortalecer o atendimento especializado", afirmou a governadora Raquel Lyra (PSDB) ao celebrar a construção do projeto em Pernambuco.
A Casa da Mulher Brasileira terá serviços especializados como:
O espaço contará ainda com promoção de autonomia econômica, brinquedoteca para crianças, alojamento temporário e transporte, quando necessário.
“A Casa será essencial para que mulheres em situação de violência tenham todo o suporte necessário, desde o acolhimento até a denúncia do agressor, além de apoio psicológico e abrigo temporário”, afirmou a vice-governadora Priscila Krause (Cidadania).
Além de facilitar o acesso a serviços em um único local, a estrutura tem o objetivo de empoderar mulheres e promover autonomia econômica para vítimas de violência. A ideia é romper o ciclo de violência.
Além da unidade no Recife, outras duas Casas da Mulher Brasileira serão construídas em Pernambuco, nos municípios de Caruaru e Petrolina.
Para Juliana Gouveia, secretária da Mulher de Pernambuco, o projeto é um marco nas políticas públicas voltadas às mulheres. “Este espaço é fruto da parceria com o Governo Federal e representa o compromisso da gestão Raquel Lyra em oferecer um atendimento integrado e humanizado para todas as mulheres em situação de violência,” pontuou.
Oposição aproveita troca na Educação para criticar governo Raquel
Medida implantada por Ingrid Zanella na OAB-PE abre discussão no Brasil sobre anuidade zero para jovem advocacia
Escala 6x1: em mobilização nacional, Jô Cavalcanti propõe fim de jornada em contratos da Prefeitura do Recife