TJPE cria juizado criminal para defesa dos animais e do meio ambiente em Pernambuco

Plantão Jamildo.com | Publicado em 23/09/2025, às 18h21

Cachorro passeando - © Rovena Rosa/Agência Brasil
COMPARTILHE:

O Plenário do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) aprovou na segunda-feira (22) a criação de um juizado criminal específico para proteção dos animais e do meio ambiente. A nova unidade será instalada na Rua da Glória, no bairro da Boa Vista, Centro do Recife.

O deputado estadual Romero Albuquerque (União Brasil) comemorou a aprovação da medida. “Esse juizado é uma vitória para todos que defendem os animais e o meio ambiente. Pernambuco dá um passo importante para garantir que crimes ambientais e maus-tratos não fiquem impunes”, afirmou o parlamentar.

O projeto foi apresentado pelo presidente do TJPE, desembargador Ricardo Paes Barreto, e aprovado por unanimidade. Romero Albuquerque também apresentou um pedido de votos de aplausos ao desembargador em reconhecimento à iniciativa.

Pets e meio ambiente terão juizado específico em Pernambuco

A nova unidade terá competência para analisar infrações penais de menor potencial ofensivo previstas na Lei nº 9.605/98, que tipifica crimes de maus-tratos a animais e condutas lesivas ao meio ambiente. Também serão julgados processos relacionados à reparação de danos de acordo com normas constitucionais e civis.

O ato de criação do juizado será publicado no Diário de Justiça Eletrônico (DJe). Haverá atualização do Código de Organização Judiciária do TJPE, e um ato específico da Presidência do Tribunal disciplinará a redistribuição de processos para a nova unidade.

O presidente do TJPE ressaltou a relevância da medida. “A proteção ambiental e de animais é um tema muito relevante atualmente. A iniciativa de criar um juizado de competência criminal com este objetivo vem atender um anseio da sociedade que é legítimo”, declarou Ricardo Paes Barreto.

O projeto recebeu parecer favorável da Comissão de Organização Judiciária e Regimento Interno (COJURI), com relatoria do desembargador Luciano Castro.

Meio ambiente TJPE Romero Albuquerque Causa Animal

Leia também

Após decisão do TJPE sobre CPI, Raquel Lyra afirma que investigação "se desmontou por ela mesma" e defende contratos


Romero Albuquerque cobra ações da Prefeitura de Olinda após novo acidente com cavalo


Deputado Romero Albuquerque propõe construção de hospitais veterinários em Pernambuco