Yan Lucca | Publicado em 05/02/2025, às 17h41
Diante das fortes chuvas que atingiram o Recife nesta quarta-feira (5), a Prefeitura do Recife está oferecendo 500 vagas em sete abrigos temporários para acolher famílias que precisaram deixar suas casas. Até o momento, 90 dessas vagas já foram ocupadas. A gestão municipal também anunciou que outros três abrigos serão abertos até o fim do dia, ampliando para dez unidades e garantindo um total de 800 vagas.
Os abrigos estão distribuídos por diversas regiões da cidade. Na Escola Municipal de Água Fria (Campina do Barreto) e no Centro Social Bido Krause (Curado), há 80 vagas cada. Na Igreja Batista Coqueiral (Coqueiral) são 50, enquanto na Igreja Batista do Caçote (Areias) há 100 lugares. Além disso, a Igreja Batista Nacional (Coqueiral) oferece 30 vagas, a Escola Municipal Professor Florestan Fernandes (Ibura) abriga 110 pessoas, e o Abrigo Emergencial do Gusmão (São José) tem 50 vagas disponíveis.
No abrigo Bido Krause, 22 pessoas já foram acolhidas, restando 58 vagas disponíveis. Já na Igreja Batista do Caçote, 68 pessoas estão instaladas, deixando 45 vagas restantes. Todos os abrigos estão fornecendo três refeições diárias e assistência social às famílias desabrigadas.
>>> Entre no nosso canal do Instagram
Na tarde desta quarta-feira, o prefeito João Campos vistoriou o abrigo Bido Krause e reforçou o alerta máximo para a cidade. "Determinamos que não é indicado a circulação de pessoas, salvo por necessidade de serviço essencial. Sabemos que a chuva concentrada na manhã foi um período mais rígido. Agora, tem um período de maior normalidade, mas há uma previsão de chuva para a noite. Então, reforçamos todas as recomendações da Defesa Civil e a infraestrutura do Recife está trabalhando com toda a equipe mobilizada", afirmou.
O prefeito também destacou que os abrigos estão preparados para receber moradores de áreas de morro, zonas ribeirinhas e locais de risco, garantindo assistência social, serviços de saúde, kits de higiene e alimentação.
O Centro Bido Krause abriga, até o momento, moradores da comunidade Sapo Nu, no Curado, que precisaram deixar suas casas devido ao risco de alagamentos. Além do espaço seguro para dormir, as famílias recebem atendimento social e acesso a água potável, alimentação e atendimento médico.
A Apac (Agência Pernambucana de Águas e Clima) emitiu um novo aviso meteorológico para o Grande Recife, Zona da Mata e Agreste de Pernambuco às 17h desta quarta-feira. Já o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) renovou, às 15h41, o alerta vermelho para chuvas intensas no Litoral de Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte.
O alerta segue válido até 8h da quinta-feira (6) e prevê acumulados superiores a 100 mm de chuva, além de ventos que podem ultrapassar 100 km/h. A recomendação da Defesa Civil é que moradores de áreas de risco busquem abrigo seguro e fiquem atentos às orientações dos órgãos
João Campos lidera intenções de voto para o Governo de Pernambuco em todas as mesorregiões
Exclusivo: Raquel cumpre promessa e arrecadação do IPVA em 2024 cai R$ 463 milhões
Exclusivo: MPF vai investigar 'má gestão' na obra do MetroREC de ampliação do VLT até o Cabo