Chuvas na Região Metropolitana do Recife tem causado danos na rotina da população. Veja últimas atualizações sobre cidade
por Cynara Maíra
Publicado em 05/02/2025, às 09h47 - Atualizado às 10h47
*Matéria em Atualização
As fortes pancadas de chuva que atingem Pernambuco prometem alterar a rotina de diversas cidades da Região Metropolitana do Recife (RMR).
Em meio ao retorno às aulas previsto para esta quarta-feira (05), a maioria dos municípios mudou seu cronograma padrão. Veja as últimas atualizações sobre a situação da chuva na RMR.
Na terça-feira (04), a Agência Pernambucana de Águas e Climas (APAC) informou que as chuvas – impulsionadas por um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) combinado ao pulso da Zona de Convergência Intertropical – deviam se estender por todo o Estado na quarta-feira (05).
ATUALIZAÇÃO 10H45: Após inserir o estágio de alerta, o Centro de Operações do Recife (COP) alterou a cidade para estágio de alerta máximo, o maior nível da escala.
Com a mudança, a Prefeitura recomenda que as pessoas evitem deslocamentos. Após diversas especulações, as aulas foram oficialmente canceladas em todos os turnos da rede municipal.
Às 09h, o prefeito João Campos (PSB) estava programado para inaugurar uma creche e complexo educacional na Mangabeira, mas não houve mais atualizações sobre a ação e o prefeito tem publicado em suas redes sociais a atuação da defesa civil para conter os danos da chuva.
Com previsão de pico da maré às 09h16, a Prefeitura também alertou sobre o aumento dos riscos de alagamento em algumas localidades.
Em Jaboatão dos Guararapes, a APAC colocou o Rio Duas Unas em cota de alerta, com possibilidade de inundação.
Em Camaragibe, os dados da APAC apontam que o bairro Aldeia registrou um acumulado de chuva de 100,42 mm nas últimas 24 horas, situação que tem gerado preocupações locais.
Por conta do problema, a Prefeitura de Camaragibe suspendeu as aulas da rede municipal como medida de segurança.
A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) também suspendeu as aulas devido aos alagamentos na Região Metropolitana do Recife.
Essa ação também ocorreu nas prefeituras de Paulista e Olinda.
A partir das fortes chuvas, a cidade enfrenta diversos problemas. Com os alagamentos, até o metrô da cidade foi atingido.
Segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), por conta do alagamento da via e de outros setores da malha ferroviária, a Linha Centrô do Metrô do Recife está paralisada, mas a Linha Sul continua em operação.
Com as chuvas, o trânsito na cidade sofre com os impactos. O Canal da Agamenon, por exemplo, transbordou em alguns pontos.
Na entrada para Agamenon vindo da Rua Amélia, por exemplo, o Jamildo.com captou o momento em que pessoas tentam recuperar um carro que boia pelo volume de água. Confira:
Às 9h, a CTTU atualizou os pontos de alagamento. Veja:
Leia também
@blogdojamildo