Polo automotivo de Goiana bate recorde de exportação em 2024

Em 2024, o polo automotivo de Goiana atingiu um marco histórico ao bater recorde

Jamildo Melo

por Jamildo Melo

Publicado em 05/02/2025, às 10h28

Carros de Goiana sendo exportados por Suape - Arquivo/Suape
Carros de Goiana sendo exportados por Suape - Arquivo/Suape

Em 2024, o Polo Automotivo de Goiana atingiu um marco histórico ao bater recorde de exportação, produzindo mais de 230 mil carros. Pelo Porto de Suape, principal rota de exportação dos veículos produzidos na Mata Norte, 37 mil novos veículos cruzaram o Atlântico, um aumento de 35% em relação a 2023.

Movimento no Porto de Suape

Durante o ano de 2024, o Porto de Suape movimentou 80.051 automóveis de diferentes modelos e fabricantes. A Stellantis foi responsável por 77% dessa movimentação, consolidando o terminal como o maior hub de veículos do Norte/Nordeste.

Expansão e investimentos

Conforme o secretário de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti, a meta agora é expandir o Polo Automotivo. Em 2025, mais investimentos serão direcionados à região, impulsionando ainda mais a indústria automobilística de Pernambuco.

Cavalcanti destacou o crescimento do Polo graças aos incentivos fiscais e ao trabalho de inteligência realizado sob a orientação da governadora Raquel Lyra.

Atração de novos investimentos

Maurício Laranjeira, secretário-executivo de Atração de Investimentos da SDEC, informou que continuam a intensificar a apresentação dos potenciais do Polo Automotivo para investidores. O objetivo é atrair empresas fornecedoras da Stellantis, gerando empregos e renda na região.

Importância do Porto de Suape

Para o diretor-presidente de Suape, Márcio Guiot, os números refletem os excelentes resultados na movimentação de automotivos, fortalecendo o Hub de Veículos. "A localização estratégica do porto, junto à infraestrutura disponível, facilita o escoamento da produção da Stellantis para outros estados brasileiros e países, impulsionando a economia e o desenvolvimento do Nordeste", afirmou Guiot.

O escoamento da produção, entretanto, poderia estar em um nível muito mais otimizado. A promessa feita por Eduardo Campos, para a atração da empresa de automóveis, com a criação de um arco metropolitano, jamais saiu do papel. Até Dilma chegou a prometer e não saiu. O atual governo lançou editais e promete tirar do papel, finalmente, conforme já registrou em vários post o site Jamildo.com.

@blogdojamildo