EXCLUSIVO: Olinda inicia contratações de palco e decoração do Carnaval a menos de dez dias da festa

Plantão Jamildo.com | Publicado em 04/02/2026, às 15h32 - Atualizado às 15h36

Foliões no carnaval de Olinda, com bonecos gigantes - DIVULGAÇÃO/ PREFEITURA DE OLINDA
COMPARTILHE:

Ler resumo da notícia

A menos de dez dias da abertura oficial do Carnaval 2026, a prefeitura de Olinda iniciou apenas nesta semana os procedimentos para contratação de empresas responsáveis pela montagem de palcos, decoração e serviços gráficos da festa. A vereadora Eugênia Lima (PT) afirmou para o risco de o evento ocorrer sem estrutura básica. A parlamentar classificou a situação como resultado de falhas no planejamento da gestão municipal.

Entre os dias 2 e 4 de fevereiro, a administração publicou no Diário Oficial uma sequência de chamamentos públicos para cotação de preços. Os avisos tratam da confecção, instalação e retirada de bandeirolas, painéis decorativos e materiais gráficos, com prazo de apenas dois dias úteis para o envio das propostas pelas empresas interessadas.

Além disso, licitação destinada ao registro de preços para montagem de palcos, gradis e outras estruturas do ciclo cultural de 2026 foi adiada após instabilidade no sistema eletrônico, o que deslocou ainda mais o processo para a semana imediatamente anterior ao Carnaval, caso seja para a utilização da festa.

Em contato com o Jamildo.com, Eugênia Lima afirmou que o atraso causa preocupação, sobretudo pelo impacto econômico e cultural da festa para o município. Segundo a vereadora, o tema foi debatido ao longo de 2025, sem que as contribuições fossem incorporadas pela Prefeitura.

Nosso mandato passou um ano debatendo o Carnaval. Fizemos escuta ativa, realizamos um seminário em novembro com o Cabe Todo Mundo do Carnaval e entregamos todo esse acúmulo de informação à Prefeitura. Mesmo assim, a gente se assusta ao ver que, só agora, a gestão lança chamamento público para cotação das empresas que vão fazer a decoração e a instalação de palcos”, afirmou.

Os documentos obtidos pela reportagem indicam que os serviços em processo de contratação incluem ornamentação de áreas tradicionais do Sítio Histórico, como Avenida Liberdade, Largo do Varadouro e Praça do Carmo, além da instalação de palcos para os polos descentralizados do ciclo carnavalesco.

A vereadora também apontou problemas no funcionamento da Comissão do Carnaval, prevista na Lei Municipal nº 5.306/2001, que estabelece a criação de um colegiado permanente para garantir planejamento antecipado e participação de fazedores de cultura, órgãos de controle e representantes da sociedade civil. Embora a comissão tenha sido formalmente instalada em novembro, Eugênia afirmou que as reuniões e os encaminhamentos previstos não avançaram.

Diante do que classificou como descumprimento da legislação, a parlamentar decidiu se retirar da comissão. “O Carnaval é o maior evento da cidade. É quando Olinda recebe turistas, movimenta a economia e apresenta tudo o que foi produzido ao longo do ano pelos fazedores de cultura. Essa festa precisava ter um planejamento estratégico, discutido com antecedência. Isso não aconteceu”, declarou.

Articulação na SDS

No final de janeiro, Mirella Almeida avançou nas articulações com a Secretaria de Defesa Social para alinhar a segurança do carnaval 2026. 

O encontro tratou da definição de estratégias integradas para o período festivo, com foco na proteção da população local e do público esperado para os eventos. A proposta é estabelecer ações coordenadas entre os órgãos envolvidos, com monitoramento contínuo e capacidade de resposta rápida durante toda a programação.

Durante a reunião, Mirella destacou a centralidade do tema para a organização da festa. “Estamos aqui no Centro de Operações de Defesa Social, ao lado da Tenente-Coronel Rafaela e de toda a equipe do Estado, tratando de um tema fundamental, que é a segurança. Nosso objetivo é priorizar esse cuidado não apenas nas prévias, mas também durante o Carnaval”, afirmou.

Coletiva de imprensa

Nesta quinta-feira (5), a imprensa participará da coletiva uma coletiva, onde será apresentado o plano de serviços municipais para o carnaval no município.

Segundo a nota, a coletiva, que contará com a presença da prefeita Mirella Almeida e dos secretários municipais, deve detalhar ações integradas da gestão durante o período carnavalesco, com foco em mobilidade, segurança, limpeza urbana, saúde, ordenamento, sustentabilidade e apoio ao folião.

Outro lado

A prefeitura de Olinda foi procurada pela reportagem para comentar o cronograma de contratações e o andamento das licitações. Até a publicação desta matéria, não houve resposta. O espaço segue aberto para manifestação da gestão municipal.

Olinda carnaval

Leia também

YouTube exibe hoje, no Centro do Recife, uma série de documentários sobre a cultura pernambucana


Prefeitura de Olinda articula com SDS plano de segurança para o Carnaval


Mirella Almeida veta emenda que limita prazo de pagamentos de cachês no Carnaval; vereadora do PT articula reação