Episódios produzidos pelo YouTube mostram os bastidores do carnaval pernambucano, como os preparativos das agremiações para o período festivo
por Otávio Gaudêncio
Publicado em 02/02/2026, às 07h15 - Atualizado às 08h13
YouTube realiza hoje, às 19h, o evento “O Brasil que Toca Frevo”, no Paço do Frevo, no Recife.
A iniciativa marca o lançamento de uma série de documentários sobre a cultura pernambucana.
A entrada é mediante doação de 1 kg de alimento não perecível para instituições sociais.
Após as exibições, há apresentações das orquestras Henrique Dias e Criança Cidadã.
O YouTube realiza, às 19h de hoje, o evento "O Brasil que Toca Frevo", no Paço do Frevo, no bairro do Recife. O momento marca o lançamento da série de documentários da empresa sobre as manifestações culturais de Pernambuco.
A programação combina cinema, música e diálogo, com a participação de mestres da cultura popular, artistas, pesquisadores, entre outros convidados ligados ao maracatu, ao frevo e demais tradições pernambucanas.
A entrada pode ser adquirida por meio da doação de 1 kg de alimento não perecível, que será entregue a organizações sociais do Recife.
O projeto tem patrocínio da Caixa e da Prefeitura do Recife, além do apoio cultural do Martorelli Advogados e da TGI Consultoria, o evento também tem caráter solidário.
São quatro episódios de duração de cinco minutos cada. Os materiais foram realizados pelo jornalista Luís Nachbin. Nos vídeos, o documentarista mostra os bastidores e dialoga com os personagens responsáveis pelo carnaval pernambucano.
Os dois primeiros capítulos acompanham o trabalho pré-carnaval das agremiações Grêmio Musical Henrique Dias e da Orquestra do Maestro Oséas, duas organizações de frevo de Olinda.
Na terceira parte, a pauta é o tradicional Galo da Madrugada, reconhecido em 1994 pelo Guinness Book como o maior bloco de carnaval do planeta.
Após a exibição dos documentários, as orquestras Henrique Dias e Criança Cidadã se apresentam para o público, seguido de um momento de troca cultural entre convidados e participantes.
Além da produção audiovisual, o projeto do Youtube realizou, com o apoio da Quaest Pesquisa e Consultoria, um inventário cultural das orquestras de frevo em atuação em Recife e Olinda. O levantamento identificou 322 grupos musicais nas cidades irmãs.