Cynara Maíra | Publicado em 05/12/2024, às 06h57
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), esteve em Brasília na quarta-feira (4) para uma reunião com o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB).
Dentre os temas discutidos estava o andamento de obras prioritárias no Estado, incluindo o Arco Metropolitano do Recife, a BR-104 e a BR-423.
O encontro ocorreu na sede do ministério e contou com a presença do senador Fernando Dueire (MDB) e do secretário da Casa Civil de Pernambuco, Túlio Vilaça.
Participaram da reunião integrantes do Ministério dos Transportes, como George Santoro e Clóves Benevides, além do diretor-geral do DNIT, Fabrício Galvão, e assessores técnicos do ministério.
Durante a reunião, Raquel Lyra enfatizou o compromisso de restaurar as estradas pernambucanas e destacou a importância de ações conjuntas entre os governos estadual e federal para acelerar obras como o Arco Metropolitano e a BR-104.
A governadora reforçou que a melhoria da mobilidade no Estado é uma prioridade para impulsionar o crescimento econômico e social de Pernambuco.
Sobre a conclusão das obras do Arco Metropolitano, Renan Filho aponta que as construções começarão em breve, com o primeiro trecho sob responsabilidade do governo estadual e o segundo em fase de planejamento pelo governo federal.
O ministro também apresentou outros investimentos tidos como importantes para o Governo Federal, como o viaduto próximo à fábrica da Vitarella, a Transnordestina e as BRs 104 e 423, ações alinhadas à estratégia nacional de desenvolvimento.
Apesar de citar o caso da Transnordestina, nenhum dos lados citou o que será feito para viabilizar a parte do projeto localizado em Pernambuco. Representantes do estado reclamam que o Governo Federal priorizou o Porto de Pecém (CE) na ação.
O senador Fernando Dueire destacou a importância do encontro, como forma de assegurar o alinhamento entre as equipes federal e estadual para que as obras avancem nos prazos previstos.
Ele também ressaltou a relevância de iniciativas como o Arco Metropolitano para melhorar a logística e o tráfego na Região Metropolitana do Recife.
Entre as atividades estaduais, o programa PE na Estrada, lançado por Raquel Lyra, integra ações de infraestrutura com investimentos federais e estaduais.
O programa inclui a construção do Segmento Sul do Arco Metropolitano, considerado uma das obras mais decisivas para desafogar o tráfego na Região Metropolitana do Recife.
Segundo o aplicativo Waze, em 2023, o Recife liderou o ranking das cidades mais congestionadas do Nordeste, com uma piora de 23% do tráfego em relação ao ano de 2022.
A pesquisa TomTom Traffic Index também aponta que os recifenses levam cerca de 24 minutos a mais por viagem para transitar do que a média nacional.
Lula Cabral anuncia primeiros nomes do secretariado para gestão no Cabo de Santo Agostinho
Brasil registra menor nível de pobreza e extrema pobreza desde 2012, aponta IBGE
Exclusivo: Raquel prepara três importantes obras em Jaboatão