Câmara do Recife aprova Projeto de Lei que propõe auxílio emergêncial aos permissionários do Mercado da Madalena

Clara Nilo | Publicado em 23/04/2025, às 12h45 - Atualizado às 13h27

- Câmara do Recife
COMPARTILHE:

A Câmara do Recife aprovou, nesta terça-feira (22) o projeto de lei do Executivo (PLE) número 04/2025 voltado para a proteção dos comerciantes do Mercado da Madalena que foram afetados pelo incêndio que ocorreu em 12 de abril.

O projeto isenta os permissionários do pagamento da retribuição pecuniária (valor pago para o uso do espaço), enquanto acontecem as obras de recuperação do equipamento. Além disso, também está incluso a criação de um auxílio emergencial, para os que foram afetados, no valor de R$ 3 mil.

O projeto de lei foi enviado à Câmara, pela Prefeitura do Recife, para "oferecer apoio imediato aos trabalhadores das áreas diretamente atingidas, durante o período de requalificação do espaço".

"É uma medida importante para que não aconteça essa tragédia em outros mercados. A infraestrutura de alguns mercados, como eu já falei aqui a tribuna, estão comprometidas. Esse acidente e o acidente que aconteceu no Mercado da Encruzilhada mostram que a gente precisa prestar mais atenção”,  ressaltou a vereadora Jô Cavalcanti (PSOL).

Eduardo Moura (Novo), oposição da atual gestão municipal, disse reconhecer que o caso foi lidado de forma positiva pela Prefeitura. 

"Na minha visão, reconheço que o que foi feito em relação ao incêndio, foi correto. O prefeito em exercício, vice-prefeito Victor Marques, teve a atitude de ir ao mercado; mandou colocar toldos na parte externa para garantir a venda de peixe. A limpeza do mercado foi iniciada de forma rápida e a gestão encaminhou este projeto [para a Câmara do Recife] pensando em garantir renda para os permissionários”, afirmou ele.

 A Câmara recebeu o projeto na segunda-feira (14), leu em plenário na terça-feira (15) e em seguida distribuiu para três comissões permanentes da Casa: Finanças e Orçamento; Legislação e Justiça; e Desenvolvimento Econômico. 

Após as duas votações, durante as reuniões Ordinária e Extraordinária, o documento segiu para a sanção do prefeito João Campos (PSB).

 

 

projeto de lei Câmara do Recife Mercado da Madalena

Leia também

TCE assina contrato com Fundação Getúlio Vargas para realizar concurso


Prefeitura de Caruaru divulga balanço dos 100 dias e principais avanços