Cynara Maíra | Publicado em 27/10/2025, às 07h23 - Atualizado às 07h59
O governador em exercício, desembargador Ricardo Paes Barreto, visita na tarde desta segunda-feira (27) as obras do Ramal da Arena, em Camaragibe.
A vistoria ocorre vinte dias após a governadora Raquel Lyra (PSD) assinar a ordem de serviço para a conclusão do projeto viário, originalmente planejado para a Copa do Mundo de 2014, mas que acumula mais de uma década de atrasos.
A visita faz parte da agenda de Paes Barreto, que assumiu o comando do Executivo na última sexta-feira (24), enquanto Raquel Lyra e a vice, Priscila Krause (PSD), cumprem agendas internacionais.
Enquanto está na liderança de Pernambuco, o presidente do TJPE foca em vistorias a obras e projetos em andamento, para demonstrar continuidade administrativa. No sábado (25), ele esteve na Mata Sul inspecionando a requalificação de rodovias estaduais.
A visita de Paes Barreto, às 16h, ocorre na Travessa Timbó, em Camaragibe. Antes, o governador em exercício visita obras do programa Reforma no Lar na comunidade do Bode, no Pina, às 9h30, e o Canal do Fragoso, em Olinda, às 14h.
O Ramal da Arena, anteriormente chamado Ramal da Copa, é um projeto de cerca de 4 km que visa conectar a BR-408, em São Lourenço da Mata, à Avenida Belmino Correia, em Camaragibe, facilitando o acesso à Arena Pernambuco. A obra se arrasta por pelo menos três gestões estaduais (Eduardo Campos, Paulo Câmara e Raquel Lyra).
Iniciado em 2011, o ramal deveria ter sido entregue antes do mundial de 2014, mas enfrentou paralisações devido a dificuldades em desapropriações, problemas contratuais e interrupção de repasses.
Em 6 de outubro de 2025, a governadora Raquel Lyra assinou a ordem de serviço para a última etapa, o chamado Eixo 5.000, com um investimento de R$ 15,3 milhões e previsão de conclusão entre 2025 e 2026. O custo total da obra já ultrapassa os R$ 200 milhões.
A retomada do projeto tem sido utilizada politicamente pela atual gestão como uma demonstração de capacidade de destravar obras antigas.
A ideia é que a conclusão do ramal facilite o fluxo de veículos e ônibus, especialmente em dias de eventos na Arena Pernambuco, e auxilie a maior integração dos transportes coletivos, como os acessos aos corredores BRT.
Silvio Costa Filho anuncia novos investimentos no Aeroporto do Recife
Após encontro com Trump, Lula afirma que o mundo “não aceita mais uma nova Guerra Fria”
Lula pede fim de tarifaço contra o Brasil em encontro com Donald Trump na Malásia