Raquel Lyra cumpriu agenda em Petrolina pela manhã e comanda formatura de 148 aspirantes a tenente na capital à tarde
por Cynara Maíra
Publicado em 28/11/2025, às 11h22 - Atualizado às 12h14
Raquel Lyra (PSD) lançou a Operação Papai Noel em Petrolina nesta sexta-feira (28) e forma novos oficiais no Recife.
Em Petrolina, o 5º BPM realizará 450 lançamentos de efetivo em dezembro para cobrir o comércio e áreas bancárias.
No Recife, 148 novos aspirantes concluem o Curso de Formação de Oficiais (CFO) e reforçam a estrutura de comando da PM.
A segurança é apontada pela pesquisa Quaest como a maior preocupação de 38% da população.
O governo mantém a meta de reduzir em 30% os índices de violência até 2026 pelo programa Juntos pela Segurança.
A governadora Raquel Lyra (PSD) intensificou a agenda de segurança pública nesta sexta-feira (28) com ações simultâneas nas duas pontas do estado.
Pela manhã, Raquel esteve em Petrolina, no Sertão do São Francisco, para iniciar a Operação Papai Noel no município. À tarde, ela retorna ao Recife para a formatura de 148 novos oficiais da Polícia Militar.
A gestora busca continuar as ações do programa Juntos pela Segurança e responder à principal demanda da população, segundo indica a pesquisa Quaest.
O levantamento indica que a segurança aparece como prioridade para 38% dos brasileiros. Em reuniões recentes com o empresariado, a governadora chegou a afirmar que assumiu a responsabilidade sobre a área: "é um problema meu. Não posso me esconder disso".
Pela manhã, Raquel participou do lançamento da operação Papai Noel em Petrolina. O objetivo da ação é cobrir o aumento do fluxo de pessoas durante as festividades de fim de ano, com 450 turnos de policiamento pela cidade ao longo do mês de dezembro.
Segundo o governo, o esquema prevê uma média diária de 186 lançamentos de patrulhamento motorizado e 264 a pé. O foco será o centro comercial, a área bancária e vias estratégicas como a Avenida Fernando Góes e a Avenida Guararapes.
Durante o evento, Raquel Lyra defendeu os resultados da gestão. "Estamos fazendo o melhor ano da nossa história na redução de crime contra o patrimônio, de roubos e furtos", disse a governadora.
O presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa (Alepe), Joel da Harpa (PL), acompanhou a agenda e validou os investimentos em armamentos e viaturas.
Com uma operação semelhante no Centro do Recife, Petrolina também deve ter um aumento no fluxo de pessoas durante o final do ano. Segundo o presidente da CDL Petrolina, Deusemar dos Santos, a projeção é de um aumento de 12% nas vendas.
Após a agenda no Sertão, Raquel comanda às 16h, no Quartel do Comando Geral do Derby, no Recife, a conclusão da primeira turma do Curso de Formação de Oficiais (CFO).
Os 148 formandos ingressam na corporação como aspirantes. Após seis meses, eles ascendem ao posto de 2º tenente e assumem funções de comando. O grupo faz parte dos aprovados no concurso de 2023, que prevê a inserção de 7 mil novos profissionais até 2026.
A formação destes oficiais integra a estratégia do governo para reduzir em 30% os indicadores de Mortes Violentas Intencionais (MVI) e Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP) até o final do mandato.
Após a solenidade militar, a governadora tem agenda marcada às 19h30 com a Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), em Apipucos.