Publicação no Diário Oficial nomeia 717 servidores em Pernambuco, incluindo policiais civis, procuradores e analistas da Secretaria de Educação
por Plantão Jamildo.com
Publicado em 08/11/2025, às 14h48
Governo de Pernambuco nomeia 717 aprovados em concursos públicos.
Chamados reforçam Polícia Civil, PGE e Secretaria de Educação.
Nomeações fazem parte do programa Juntos pela Segurança.
Convocados têm até 30 dias para tomar posse dos cargos.
O Governo de Pernambuco publicou, neste sábado (8), no Diário Oficial do Estado, a nomeação de 717 novos servidores aprovados em concursos públicos. As nomeações abrangem 419 cargos na Polícia Civil, 40 na Procuradoria Geral do Estado (PGE) e 258 na Secretaria de Educação.
Na área de segurança pública, foram chamados 49 delegados, 141 escrivães e 229 agentes da Polícia Civil, reforçando o efetivo das forças policiais. Segundo a governadora Raquel Lyra, as novas nomeações representam mais um passo na reestruturação do serviço público estadual.
“São mais de 700 novos servidores estaduais que representam mais um passo no fortalecimento do nosso serviço público. Com isso, vamos fortalecer a nossa segurança pública, com mais efetivo e servidores que vão atuar na proteção do povo pernambucano. Estamos ampliando ainda a capacidade técnica do Estado, garantindo mais eficiência e qualidade na atuação da PGE e na Educação”, afirmou a gestora.
O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, destacou que o ingresso dos novos policiais integra o programa Juntos pela Segurança, voltado ao fortalecimento da estrutura operacional do Estado. “Os novos policiais irão ampliar o efetivo da corporação e reforçar a segurança pública de Pernambuco. Isso é parte da política estruturante do Juntos pela Segurança”, disse.
Na PGE, os nomeados atuarão nas procuradorias especializadas da instituição. Serão 17 analistas judiciários, 8 analistas administrativos (nas áreas de gestão pública, engenharia e cálculo) e 15 assistentes de procuradoria. A procuradora-geral do Estado, Bianca Teixeira, afirmou que a chegada dos novos profissionais “é essencial para aprimorar o trabalho desenvolvido pela Procuradoria e ampliar a capacidade de resposta da instituição às demandas do Estado”.
Na Secretaria de Educação, foram nomeados 216 assistentes administrativos educacionais e 42 analistas em gestão educacional, distribuídos entre as especialidades de Geral, Direito, Pedagogia e Nutrição. Desde 2023, a pasta já nomeou 12.799 profissionais da educação, incluindo professores, analistas e assistentes.
Após a publicação, os convocados devem manifestar interesse na posse, que deve ocorrer em até 30 dias, prorrogáveis por igual período. O não cumprimento do prazo implica a perda do direito à nomeação.