Câmeras de videomonitoramento serão instaladas no início do Carnaval pelo Governo de Pernambuco
por Cynara Maíra
Publicado em 21/02/2025, às 17h12
Apesar do novo contrato de licitação das câmeras de videomonitoramento do Governo de Pernambuco prevê total instalação dos equipamentos até agosto, a governadora Raquel Lyra (PSDB) anunciou nesta sexta-feira (21) que as festividades do Carnaval de 2025 contarão com as câmeras de segurança.
A previsão é de que, já nos primeiros dias de folia, 40 câmeras de alta resolução e visão 360º estejam instaladas no Bairro do Recife e no Sítio Histórico de Olinda.
Essa ainda é uma parcela pequena da quantidade total que será distribuída ao longo do ano. O projeto do Governo Raquel indica que mais de 2 mil câmeras sejam instaladas até o fim de 2025.
O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, afirmou que o Governo decidiu antecipar a implantação dos equipamentos para garantir maior segurança às festividades carnavalescas.
"O contrato com a empresa foi assinado na última segunda-feira e eles teriam um prazo de 30 dias para fazer a instalação, mas nós negociamos e conseguimos antecipar a instalação de cerca de 40 câmeras no Bairro do Recife, no Sítio Histórico de Olinda e em um trecho do percurso do Galo da Madrugada. Já contaremos a partir de quinta-feira, pré-Carnaval, com essas câmeras", citou Alessandro.
O novo sistema, que é fruto de um contrato de R$ 122,9 milhões assinado no último dia 17, substituirá as câmeras analógicas desativadas no final de 2023.
A primeira fase do projeto inclui a instalação de 200 pontos de captura de imagens, equipados com tecnologia de inteligência artificial para reconhecimento de placas de veículos e rastreamento de movimentações suspeitas.
A retomada do videomonitoramento ocorre após a negociação com para resolver os contratos de licitação.
De acordo com Raquel Lyra, o novo sistema será essencial para as forças de segurança manterem a ordem pública durante o Carnaval.
Além das câmeras, o Governo de Pernambuco prevê outras medidas para segurança no Carnaval, como:
Antes de resolver a licitação, o estado estava recorrendo ao uso de drones e operações integradas para suprir a lacuna deixada pela desativação dos equipamentos.