Pernambuco tem menores índices de criminalidade da série histórica em outubro, diz SDS

Em outubro, Pernambuco registrou os menores índices de homicídios, roubos e estupros em mais de 20 anos, segundo dados da Secretaria de Defesa Social

Plantão Jamildo.com

por Plantão Jamildo.com

Publicado em 07/11/2025, às 15h53 - Atualizado às 15h55

Imagem Pernambuco tem menores índices de criminalidade da série histórica em outubro, diz SDS

Estado alcançou menor número de roubos em 178 meses e de homicídios em 22 anos.

Todos os 12 principais indicadores criminais tiveram redução em outubro.

Governo atribui resultados ao programa Juntos Pela Segurança, criado em 2023.

Violência contra a mulher e estupros também registraram quedas expressivas.

O Governo de Pernambuco registrou, em outubro de 2025, os menores índices de criminalidade desde o início da série histórica. Segundo dados preliminares da Gerência Geral de Análise Criminal e Estatística da Secretaria de Defesa Social (SDS), divulgados nesta sexta-feira (7), horas após a troca no comando da Polícia Civil.

Os 12 principais indicadores apresentaram redução, resultado atribuído às ações do programa Juntos Pela Segurança, criado em 2023 pela gestão da governadora Raquel Lyra (PSD), substituindo o antigo programa, o Pacto Pela Vida.

A governadora afirmou que o programa consolidou um novo modelo de atuação na segurança pública, com foco em planejamento e integração. “O Juntos Pela Segurança é uma política estruturante que vem dando resultados concretos para os pernambucanos. Com investimentos, tecnologia e inteligência, estamos transformando a realidade da segurança pública em todo o Estado”, declarou Raquel Lyra.

Entre os indicadores, o destaque foi a queda nos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs), que abrangem todas as modalidades de roubo. Em outubro, foram registrados 2.702 casos, contra 3.796 no mesmo mês de 2024, uma redução de 28,8%. É o terceiro mês consecutivo com os menores índices de roubo em 15 anos. Em 2017, o número chegou a 11.168 ocorrências no mesmo período.

O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, ressaltou o envolvimento das forças policiais na redução dos índices. “Esses números refletem o trabalho e a dedicação dos profissionais que compõem o sistema de segurança. Enquanto houver registros de crime, continuaremos atuando para proteger a população e consolidar um Estado mais seguro”, afirmou.

Entre os crimes patrimoniais, o roubo a coletivos atingiu o menor nível já registrado: seis ocorrências em outubro de 2025, ante 37 no mesmo mês do ano anterior — uma queda de 83,8%. Também houve redução em roubos de veículos (-7,9%), roubos de cargas (-30,8%) e subtração de celulares (-34,6%).

Os crimes contra a vida também tiveram queda expressiva. Pernambuco registrou 226 homicídios em outubro, o menor número da série histórica, frente a 274 em 2024 — recuo de 17,5%. O crime de estupro chegou ao menor patamar para o mês, com 170 registros contra 256 no ano anterior (-33,6%).

A violência contra a mulher seguiu tendência de redução: os homicídios de mulheres caíram 15,8% (de 19 para 16 casos), os feminicídios reduziram 37,5% (de 8 para 5 registros) e as ocorrências de violência doméstica diminuíram 9,2%, passando de 6.058 para 5.501 casos.

No acumulado de janeiro a outubro de 2025, a comparação com o mesmo período de 2024 confirma a tendência de queda nos principais indicadores, incluindo os Crimes Violentos contra o Patrimônio e as Mortes Violentas Intencionais (MVIs).