Raquel Lyra convoca nova turma de formação para 2º Tenente da Polícia Militar

A convocação contempla 214 aprovados e faz parte do concurso unificado das forças de segurança de Pernambuco

Clara Nilo

por Clara Nilo

Publicado em 05/11/2025, às 10h32 - Atualizado às 10h45

Miva Filho/Secom
Miva Filho/Secom

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Defesa Social (SDS) e do Instituto AOCP, divulgou  o edital de convocação para a entrega de documentos e matrícula da terceira turma do Curso de Formação Profissional para o cargo de 2º Tenente da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE).

Ao todo, 214 candidatos foram chamados para esta nova etapa, que inclui também a realização da investigação social.

"Avançamos em mais uma etapa para o fortalecimento e a valorização das forças de segurança de Pernambuco. Tenho certeza que os novos convocados vão engrandecer, ainda mais, o trabalho realizado pela Polícia Militar na proteção da população", destacou a governadora Raquel Lyra.

A convocação contempla os aprovados dentro das 150 vagas iniciais, além dos empatados e casos sub judice, conforme previsto em edital. A lista completa de convocados, a documentação exigida e as orientações para preenchimento da Ficha de Informação do Candidato (FIC) estão disponíveis no site do Instituto AOCP.

Reforço na segurança pública

A nova chamada faz parte do concurso unificado das forças de segurança de Pernambuco, que abrange a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Científica. O processo se aproxima de sua fase final, restando apenas a convocação da última turma da Polícia Civil.

Até 2026, o Governo do Estado prevê a inserção de mais de 7 mil novos servidores nas corporações, dentro das metas do programa Juntos pela Segurança.

“A realização desse concurso foi um compromisso da governadora Raquel Lyra, com o objetivo de recompletar as tropas e ampliar nossa capacidade de ação, reforçando a segurança e o bem-estar dos pernambucanos de todas as regiões do Estado”, afirmou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.