Palácio comemora sétimo mês consecutivo de redução nos índices de Mortes Violentas Intencionais

Pernambuco registra 7º mês consecutivo de queda em Mortes Violentas Intencionais; SDS divulga melhores índices em 21 anos

Yan Lucca

por Yan Lucca

Publicado em 17/12/2024, às 14h12

Confira detalhes do balanço - Foto: Google Street View
Confira detalhes do balanço - Foto: Google Street View

Pernambuco alcançou, em novembro, o sétimo mês consecutivo de redução nos índices de Mortes Violentas Intencionais (MVIs), segundo dados da Secretaria de Defesa Social (SDS). O mês apresentou uma queda de 19,3% em relação ao período homólogo, com 239 registros de homicídios — o melhor desempenho para novembro nos últimos 21 anos.

Na comparação com novembro de 2023, foram 57 casos a menos.

Os dados foram divulgados durante a última reunião de monitoramento do programa Juntos pela Segurança, novo 'Pacto pela Vida', realizada nesta segunda-feira (16) sob a liderança da governadora Raquel Lyra.

“Estamos trabalhando constantemente para a redução da violência no nosso Estado. O acompanhamento semanal nos orienta a construir as estratégias e ações importantes para o enfrentamento aos crimes. Conseguimos alcançar o sétimo mês de redução nos homicídios e todas as Forças de Segurança continuarão a se dedicar para uma diminuição ainda maior”, destacou Raquel Lyra, que tem pressionado por melhores resultados desde o início da sua gestão.

  • Retração acumulada de homicídios (jan-nov):

    • Redução de 4,4%.
    • 2023: 3.295 casos.
    • 2024: 3.150 casos.
  • Quedas consecutivas no balanço mensal:

    • Outubro: -0,4%.
    • Setembro: -19,3%.
    • Agosto: -10,3%.
    • Julho: -12,6%.
    • Junho: -6,7%.
    • Maio: -11,6%.

“Investimos em equipamentos, inteligência, integração entre as polícias e na atuação das patrulhas Maria da Penha e Escolar, por exemplo, com ações que colaboram na prevenção da violência. Essa redução significativa é fruto do empenho coletivo e da confiança que a sociedade tem depositado em nossas ações”, ressaltou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.

Críticas à falta de valorização da Polícia Civil

Apesar dos números positivos, a divulgação dos resultados ocorre em meio a um cenário marcado por polêmicas na segurança pública do Estado, após a divulgação da pesquisa Quaest que colocou a segurança pública como um dos principais calos do Estado.

A Associação dos Delegados de Polícia Civil de Pernambuco (ADEPPE) e o Sindicato dos Policiais Civis (SINPOL) emitiram uma nota conjunta criticando as campanhas publicitárias do governo, que celebram a redução dos homicídios, mas excluem supostamente a imagem dos policiais civis, conforme registrou o Blog do Jamildo.

“Consideramos fundamental que o Governo do Estado reconheça e valorize de forma justa o trabalho de todas as forças de segurança, assegurando que as campanhas institucionais reflitam a verdadeira colaboração entre as instituições no enfrentamento à criminalidade”, afirmaram as entidades.

O descontentamento ocorre em um ano em que as condições precárias das delegacias, ameaças de paralisações e a valorização salarial foram amplamente debatidos pela categoria.

>>> Entre no nosso canal do Instagram

Investimentos milionários e 2026 no horizonte

Para 2025, o Governo do Estado já anunciou novos investimentos na segurança pública, com um montante de mais de R$ 340 milhões previsto no programa Juntos pela Segurança. No orçamento geral, a Secretaria de Defesa Social receberá R$ 4,6 bilhões, a maior parte destinada à folha de pagamento.

A governadora Raquel Lyra, que assumiu a responsabilidade pela segurança pública desde o início da sua gestão, reforça que os investimentos buscam “proporcionar a verdadeira mudança na vida da população pernambucana”.

Nos bastidores, contudo, a percepção é de que a estratégia é parte dos esforços para pavimentar o caminho de Raquel Lyra rumo à reeleição em 2026.

Resultados nos crimes patrimoniais

Além da queda nos homicídios, Pernambuco também registrou redução nos Crimes Contra o Patrimônio (CVPs). Em novembro, foram contabilizadas 3.560 ocorrências, uma retração de 7,3% em relação ao mesmo mês de 2023. A Zona da Mata e o Agreste se destacaram, com quedas de 12,6% e 11,2%, respectivamente. No acumulado do ano, os CVPs caíram 3,1%, passando de 42.044 casos em 2023 para 40.757 neste ano.

Outro avanço foi observado no número de celulares roubados, que teve uma queda de 11,1%, saindo de 3.968 em novembro de 2023 para 3.328 em novembro deste ano — uma redução de mais de 400 casos. Já os registros de roubo a coletivos diminuíram quase 12%, passando de 59 ocorrências em novembro do ano passado para 52 neste ano.

Integração entre Poderes

A reunião desta segunda-feira contou com a presença de representantes do Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública, que também destacaram a importância da integração entre os Poderes no combate à criminalidade. 

Além da governadora Raquel Lyra, participaram da reunião secretários de Estado, comandantes das forças de segurança, além de representantes da Polícia Civil e da Defesa Civil.

@blogdojamildo