Governo de Pernambuco detalha ações de segurança para o Carnaval 2026

Pernambuco aposta em monitoramento por câmeras e drones como forma de proteção aos foliões; confira programação e homenageados do Carnaval 2026

Otávio Gaudêncio

por Otávio Gaudêncio

Publicado em 05/02/2026, às 08h16 - Atualizado às 09h32

Lançamento do Carnaval 2026 de Pernambuco
Alerta Celular será usado em três cidades - Miva Filho/Secom

Planejamento de segurança: Governo de Pernambuco apresentou as ações para o Carnaval 2026, com reforço operacional ligado à Secretaria de Defesa Social (SDS).

Tecnologia: Ampliação do videomonitoramento, passando de 47 câmeras (2025) para 325 câmeras fixas e 360° nos principais polos.

Apoio aéreo: Emprego de helicópteros e drones, com autonomia de até 12 horas.

Secretário afirma que a formação dos agentes segue sendo com foco em direitos humanos e respeito ao cidadão.

Na última quarta-feira (4), o Governo do Estado de Pernambuco detalhou as ações de segurança previstas para o Carnaval 2026

De acordo com a gestão, o planejamento conta com o apoio dos "laranjinhas", reforço e esquema especial no transporte público e promoção de campanhas de conscientização e de combate à violência contra a mulher

Ao todo, o Governo de Pernambuco contará com a atuação de mais de 3 mil servidores recém-nomeados e empregados nos mais de 68 mil lançamentos operacionais atrelados à Secretaria de Defesa Social (SDS). 

A edição deste ano terá um aumento no videomonitoramento, que passou e 47 câmeras, em 2025, para 325 câmeras fixas e 360°, distribuídas nos principais polos do Estado.

O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, reforçou que o treinamento dos agentes é voltado no tratamento com respeito aos foliões e à população. “O preparo do policiamento dos nossos novos policiais teve e tem uma carga muito grande na questão do trato com o cidadão e com os direitos humanos, e isso também é feito com o policial que já está na ativa. Nós não aceitaremos nenhum tipo de violência ou excesso no uso da força, ao mesmo tempo, garantiremos que aqueles que saem de suas casas para atrapalhar a folia sejam punidos”, disse. 

Também serão utilizados mecanismos de reconhecimento facial em Recife e Olinda, além de câmeras corporais em grandes eventos e apoio aéreo com helicópteros e drones, que funcionam sob chuva e altas temperaturas, com tempo de voo de 12 horas

As ações estarão concentradas nos principais polos da festividade: Recife, Olinda, Bezerros, Pesqueira, Triunfo, Paudalho, Nazaré da Mata, Goiana e Vitória de Santo Antão. 

O Alerta Celular será utilizado apenas em Recife, Olinda e em Bezerros. 

As ações envolvem a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Científica, a Defesa Civil, a Corregedoria e equipes da SDS.

Outras ações

Além da área de segurança pública, o Governo de Pernambuco também promove medidas nos setores de saneamento, de mobilidade, de saúde, entre outros.

  • Grande Recife Consórcio de Transportes implantará 12 linhas especiais, com tarifa única de R$ 4,50;
  • Secretaria da Mulher promove uma unidade de atendimento móvel e outra fixa, com atendimento policial, além da divulgação do app Protege Mulher;
  • Operação Lei Seca 24 horas;
  • testagem intensificada de HIV;
  • ampliação dos horários de atendimentos do Hemope;
  • esquema especial de abastecimento com plantão de carro pipa

Programação e homenageados

O Governo do Estado de Pernambuco também divulgou os detalhes da programação do Carnaval 2026, que este ano terá como tema: "A gente é festa". 

Os homenageados da edição serão João Gomes, Chico Science, Maestro Duda e Nena Queiroga. 

A abertura do carnaval deste ano será no Festival Pernambuco Meu País, no Terminal Marítimo do Recife, entre a sexta e o domingo. 

Estarão no evento atrações como Mestre Ambrósio, Orquestra Recife de Bambas, Gabi do Carmo, João Gomes, Alcione, Belo, Gloria Groove, Nação Zumbi, Priscila Senna, Raphaela Santos, Mundo Livre S/A, entre outros nomes que celebram a diversidade musical local e nacional.

Durante o período carnavalesco de Pernambuco, 14 a 17 de fevereiro, o festival será realizado em Recife, no Jardim do Cais do Sertão, e em Olinda, na Praça do Carmo. Confira a programação completa de todos os palcos.

Segundo o presidente da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), Eduardo Loyo, o espera receber cerca de 2,5 milhões de pessoas, atingindo uma movimentação de R$ 3,5 bilhões, além de ocupar 95% da rede hoteleira.