Raquel Lyra convocou aprovados em concurso anterior para entrar em gerências regionais de saúde do estado
por Cynara Maíra
Publicado em 14/02/2025, às 11h24
A governadora Raquel Lyra (PSDB) nomeou, nesta sexta-feira (14), 632 novos profissionais da área da saúde para reforçar a rede estadual.
Os nomeados atuarão em 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres) e irão compor diferentes especialidades. As vagas vão para diferentes áreas da medicina e para outras profissões do setor, como enfermagem, psicologia, farmácia e sanitarismo.
Segundo o Governo de Pernambuco, a convocação tem o objetivo de expandir o atendimento e garantir melhorias na assistência à população.
“Estamos trabalhando com determinação para fortalecer a rede estadual de saúde de Pernambuco, investindo em equipamentos e nomeando novos profissionais, como médicos, analistas e assistentes, que atuarão em diversas gerências regionais. Nosso compromisso é melhorar cada dia mais o atendimento ao cidadão pernambucano, garantindo o cuidado, cada vez melhor, da nossa gente", destacou Raquel Lyra.
Entre os novos profissionais nomeados, há 99 analistas em saúde, incluindo enfermeiros, obstetras e sanitaristas, além de assistentes técnicos de administração, que irão atuar em regime de plantão ou expediente diário.
Também foram nomeados médicos para diversas especialidades, como anestesiologia, ortopedia, cardiologia e clínica geral.
A secretária de Saúde de Pernambuco, Zilda Cavalcanti, ressaltou que essa nomeação deve ampliar a capacidade de atendimento do estado.
“É com grande alegria que recebemos esses 632 profissionais para fortalecer a rede de saúde do nosso estado. Esse chamamento visa ampliar a eficiência dos serviços de saúde, tanto na prevenção quanto no tratamento, fortalecendo, assim, a capacidade da rede pública de atender de maneira mais eficaz às necessidades da população", afirmou a gestora.
Essa é a segunda grande nomeação de profissionais de saúde realizada pela gestão Raquel Lyra. Anteriormente, já haviam sido convocados 1.737 profissionais entre médicos, analistas, assistentes e fiscais de vigilância sanitária.
A saúde em Pernambuco é um dos principais pontos de reclamação da população. Entre as maiores reclamações são as questões de superlotação, falta de infraestrutura e ausência de insumos e medicamentos.
Por conta dessa situação, a governadora anunciou obras de manutenção nas seis maiores emergências hospitalares do estado. Raquel chegou a afirmar que algumas das reformas seriam quase uma construção nova, como o caso do Hospital Getúlio Vargas, no Cordeiro, bairro da Zona Oeste do Recife.