Governo de Pernambuco expande leitos de UTI e enfermaria pediátrica na RMR e no Agreste

Para enfrentar operíodo sazonal de doenças respiratórias em Pernambuco, a SES-PE está expandindo os leitos de UTI e enfermaria pediátrica

Clara Nilo

por Clara Nilo

Publicado em 23/05/2025, às 13h21 - Atualizado às 14h11

Os leitos estão sendo abertos na RMR e no Agreste - Canva e Divulgação
Os leitos estão sendo abertos na RMR e no Agreste - Canva e Divulgação

Para enfrentar operíodo sazonal de doenças respiratórias em Pernambuco, Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) abriu novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica na Região Metropolitana do Recife e no Agreste do estado. Além das novas vagas na UTI, outros 21 leitos em enfermarias pediátricas também estão sendo abertos.

Na RMR, a SES-PE abriu mais 10 leitos de UTI exclusivos para o tratamento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). O Hospital Brites de Albuquerque (HBA), em Olinda, recebeu a ampliação. Já no Agreste, em Garanguns, o Hospital Regional Dom Moura (HRDM) recebeu uma nova UTI Pediátrica, equipada com cinco leitos destinados ao atendimento de crianças.

Com a ação de ampliação, somam-se 237 novos leitos pediátricos em Pernambuco, desde março. Até a última quinta-feira (22), a taxa de ocupação das UTIs pediátricas no estado era de 88%, de acordo com dados levantados pela Secretaria Estadual de Saúde.

"Ao longo desta semana, estamos abrindo mais 11 leitos de enfermaria no Hospital Professor Agamenon Magalhães (Hospam), em Serra Talhada. E, nas próximas semanas, a previsão é de abertura de mais 20 leitos de UTI na rede credenciada da 1ª Macrorregião de Saúde. Todas essas medidas fazem parte do nosso Plano de Sazonalidade”, explicou osecretário executivo de Gestão Estratégica e Coordenação Geral (SEGECG), Anderson Oliveira.

“Estamos em um momento de alta circulação viral, com crescimento no número de testes positivos para vírus respiratórios e aumento na demanda por leitos de UTI. Esses novos leitos são fundamentais para garantir que possamos mitigar os efeitos do período sazonal, que historicamente ocorre entre março a agosto. Estamos mobilizados para dar continuidade às ações necessárias tanto nesta quanto nas próximas semanas”, completou ele.

Consultas à distância 

Também foi implantado, desde março deste ano, o serviço de Teleinterconsulta em Pediatria. De acordo com a SES-PE, mais de 725 atendimentos já foram realizados por médicos da Central de Regulação Estadual.