Confira a relação de prefeitos eleitos e reeleitos nos seis maiores colégios eleitorais no estado de Pernambuco
por Yan Lucca
Publicado em 16/12/2024, às 14h32
Com a chegada do fim de ano, naturalmente, segundo o calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ocorre o processo de diplomação dos gestores eleitos ou reeleitos nos municípios no pleito de 2024. O processo de diplomação é um ato oficial realizado pela Justiça Eleitoral que marca o reconhecimento formal da eleição. Esse evento ocorre após a conclusão de todas as etapas do processo eleitoral, incluindo a apuração dos votos e a análise de eventuais recursos ou contestações.
Uma vez estando apto, o prefeito eleito recebe o diploma — emitido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ou pela zona eleitoral responsável pela circunscrição do município —, um documento que atesta que ele foi escolhido pelos eleitores e está apto a exercer o mandato.
O processo ocorre antes da posse, que, no Brasil, acontece no dia 1º de janeiro. A diplomação só não pode ocorrer se, eventualmente, o gestor eleito estiver enfrentando questionamentos jurídicos ou pendências legais.
Em Pernambuco, nos maiores colégios eleitorais, o processo se deu harmoniosamente e sem contestações aos resultados das urnas. Mais cedo, o Blog do Jamildo registrou que, nesta segunda-feira (16), ocorre a diplomação de quatro dos seis prefeitos eleitos e reeleitos dos maiores colégios eleitorais de Pernambuco.
Os seis maiores colégios eleitorais de Pernambuco, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), são Recife, com 1.219.917 eleitores, seguido por Jaboatão dos Guararapes, que possui 487.903 eleitores. Olinda aparece na terceira posição com 300.296 eleitores, enquanto Caruaru ocupa o quarto lugar com 247.041 eleitores. Petrolina é o quinto maior colégio eleitoral, com 238.587 eleitores, e Paulista completa a lista, com um total de 235.587 eleitores.
Confira a seguir quem são os prefeitos eleitos nos seis maiores colégios eleitorais de Pernambuco.
>>> Entre no nosso canal do Instagram
O socialista João Campos, reeleito ainda no primeiro turno e batendo record na capital pernambucana (desde a redemocratização, nenhum político no Recife havia ganhado no primeiro turno com mais de 60% dos votos válidos), foi eleito com 725.721 votos (78,12%).
João Henrique Campos, atual prefeito de Recife pelo PSB, nasceu em 26 de novembro de 1993 e é filho do ex-governador Eduardo Campos e bisneto de Miguel Arraes. Formado em Engenharia Civil pela UFPE, iniciou sua carreira política em 2014 como secretário de Organização Estadual do PSB. Em 2018, foi eleito deputado federal, sendo o mais votado de Pernambuco, com mais de 460 mil votos. Em 2020, tornou-se o prefeito mais jovem da história do Recife, focando em infraestrutura urbana, educação e inclusão social.
Também reeleito no primeiro turno, o liberal Mano Medeiros assumiu o comando da cidade após a renúncia de Anderson Ferreira para concorrer ao governo de Pernambuco na eleição passada. Mano já ocupava o cargo de vice-prefeito à época. Mano recebeu 180.810 votos (55,93%)
Luiz José Inojosa de Medeiros, conhecido como Mano Medeiros, é advogado formado pela Universidade Católica de Pernambuco e filiado ao Partido Liberal (PL). Natural do Recife, já ocupou cargos como presidente da EMTU e da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal, além de atuar em secretarias estaduais e municipais.
Única mulher na lista dos seis maiores colégios eleitorais, Mirella conquistou 111.613 votos (51,38%) vencendo o petista Vinicius Castello no segundo turno na cidade histórica de Olinda.
Mirella Almeida, ex-Secretária de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia de Olinda na gestão de Lupércio, foi criada em Rio Doce, é formada em Marketing, cursa pós-graduação em Gestão Pública e estuda Direito. Sua trajetória na gestão municipal começou em 2017 na Secretaria de Governo, passando pela Fazenda e Planejamento antes de assumir o último cargo. Filiou-se ao PSD em março de 2024.
Aliado de Raquel, ex-vice-prefeito da capital do Agreste pernambucano, Rodrigo Pinheiro foi reeleito no primeiro turno com 102.198 votos (52,68%).
Rodrigo Pinheiro é o atual prefeito de Caruaru, Pernambuco, filiado ao PSDB, Partido da Social Democracia Brasileira. Nascido em Caruaru, Rodrigo é empresário no ramo da construção civil e corretor de imóveis. Ele possui formação em Marketing e um MBA em Gestão Imobiliária.
Vitorioso na cidade que fica às margens do Rio São Francisco, Simão Durando foi reeleito com 107.806 votos (59,16%).
Nascido em Petrolina, Simão Durando é filho do ex-prefeito Simão Amorim Durando. Formado em Publicidade e Marketing, com pós-graduação em Gestão Empresarial, essa é a primeira eleição que concorre como líder de uma chapa ao Executivo.
Sua primeira eleição foi em 2020, como candidato a vice de Miguel Coelho. Durando assumiu a Prefeitura de Petrolina em 2022, quando Miguel renunciou para disputar o Governo do Estado.
Eleito na cidade do Paulista com 74.092 votos (44,36%), Ramos foi o candidato da gestão Yves Ribeiro e endossado pela governadora Raquel Lyra.
Severino Ramos de Santana, conhecido como Ramos, é um político brasileiro nascido em 16 de dezembro de 1948, em Goiana, Pernambuco. Aos 75 anos, Ramos é comerciário e possui ensino médio completo. Ele é casado e tem uma trajetória política, tendo sido vereador do Recife e deputado estadual pelo Partido da Mobilização Nacional (PMN).
Ramos já disputou o cargo de prefeito de Paulista quatro vezes. No primeiro turno das eleições de 2024, Ramos liderou com 44,36% dos votos válidos, totalizando 74.092 votos. Ele tem como vice na chapa Felipe Andrade do Partido Social Democrático (PSD).
Leia também
@blogdojamildo