O candidato Ramos apoiado pelo atual prefeito da cidade do Paulista, Yves Ribeiro, vence Júnior Matuto neste domingo (27)
por Yan Lucca
Publicado em 27/10/2024, às 17h53
Com 77,93% das urnas apuradas, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já coloca como certa a vitória do candidato Ramos (PSDB) no Paulista com 72,26% neste segundo turno das eleições municipais.
Como já mostravam as pesquisas de intenção de voto, Ramos figurava com bons números sob o candidato socialista Júnior Matuto, com 27,74%, apoiado pelo prefeito João Campos.
>>> Entre no nosso canal do Instagram
O segundo turno no Paulista foi marcado por acusações, alfinetadas e falta de debates diretos entre os candidatos. Nos debates promovidos por rádios e TVs locais, o candidato Ramos (PSDB) não compareceu.
Durante todo o processo eleitoral, ambos os candidatos moveram, até as últimas horas possíveis, os seus cabos eleitorais. No caso de Ramos, a governadora Raquel Lyra entrou "de cabeça" na campanha, por uma razão estratégica, já pensando em 2026.
Nos bastidores da política local especula-se a possibilidade de João Campos sair candidato ao governo e enfrentar Raquel Lyra. Por sua vez, a governadora tentou nestas eleições cercar a Região Metropolitana do Recife com o máximo de aliados possíveis para "atrapalhar" o jogo político de João Campos.
Com a vitória no Paulista, a governadora Raquel Lyra alcança 31 prefeituras, o mesmo número do PSB de João Campos. Veja como está as zonas de poder de Raquel e João Campos:
Outra figura que ambicionou a vitória de Ramos foi o atual prefeito Yves Ribeiro, que se aposenta da vida pública a partir de 2025, mas vitorioso, com o nome consolidado como uma liderança no litoral norte pernambucano, conforme estratégia foi revelada pelo Blog do Jamildo.
Com um alto índice de desaprovação segundo a última pesquisa da Simplex, Yves conseguiu ajudar a eleger seis dos sete apoiados por ele nos municípios vizinhos ao Paulista. O único lugar onde Yves não saiu vitorioso foi em Abreu e Lima, onde Flávio Gadelha (PSB) venceu o candidato Dr. Marquinhos (PSDB).
Yves tinha a opção de buscar a reeleição pelo PT, mas ficaria em contraposição a Raquel Lyra.
Severino Ramos de Santana, conhecido como Ramos, é um político brasileiro nascido em 16 de dezembro de 1948, em Goiana, Pernambuco. Aos 75 anos, Ramos é comerciário e possui ensino médio completo. Ele é casado e tem uma trajetória política, tendo sido vereador do Recife e deputado estadual pelo Partido da Mobilização Nacional (PMN).
Ramos já disputou o cargo de prefeito de Paulista quatro vezes. No primeiro turno das eleições de 2024, Ramos liderou com 44,36% dos votos válidos, totalizando 74.092 votos. Ele tem como vice na chapa Felipe Andrade do Partido Social Democrático (PSD).
@blogdojamildo