Raquel Lyra filia prefeito de Gravatá ao PSD e legenda chega a 76 municípios no estado

Raquel Lyra revela que estratégia do PSD passa por ocupar mais cadeiras no legislativo; Joselito Gomes, prefeito de Gravatá, deixa o Avante

Otávio Gaudêncio

por Otávio Gaudêncio

Publicado em 07/02/2026, às 11h30 - Atualizado às 12h19

Raquel Lyra e prefeito de Gravatá, Joselito Gomes
Estratégia de governo passa por ocupação na Alepe

Ampliação da base: O prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, e a primeira-dama Viviane Antunes se filiaram ao PSD, elevando para 76 o número de prefeitos ligados ao partido da governadora Raquel Lyra.

Fortalecimento para 2026: A adesão reforça a articulação política da governadora, especialmente no interior, de olho nas eleições estaduais.

Mudança partidária: Joselito deixou o Avante para integrar o PSD, alegando alinhamento com a gestão de Raquel Lyra.

Pré-candidatura e decisão judicial: Viviane Antunes, pré-candidata a deputada estadual, teve recentemente reconhecida pelo TJPE sua capacidade técnica para ocupar a Secretaria de Obras, com anulação de multa aplicada ao prefeito.

Estratégia legislativa: Raquel destacou a importância de ampliar a presença do partido no Legislativo e reuniu outros nomes cotados para disputar vagas na Assembleia Legislativa.

A governadora Raquel Lyra (PSD) segue ampliando sua base municipal, sobretudo no interior, onde ela é mais forte, segundo pesquisas.

Na última sexta-feira (6), o prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, e a primeira-dama e pré-candidata a deputada estadual, Viviane Antunes, se filiaram ao Partido Social Democrata, de Raquel Lyra.

Com a adesão, Raquel Lyra e PSD chegam a marca de 76 prefeitos filiados no estado, ampliando sua base para as eleições governamentais de 2026. 

"Viviane é uma mulher de voz firme, preparada e consciente de que ocupar espaços de decisão é abrir caminhos para muitas outras. Sua filiação fortalece e reafirma um valor que carrego comigo: quando mais mulheres participam da política, a democracia se torna mais forte e representativa. Ao seu lado, recebo também o Padre Joselito, uma liderança respeitada, que conhece de perto a realidade do nosso povo e chega para somar experiência e compromisso a essa nossa caminhada e luta diária.", disse Raquel Lyra.

O ato foi realizado no município de Gravatá, na Sociedade Musical 15 de Novembro. Joselito Gomes deixa o Avante, que integra a base do governo estadual. 

“Me filio ao PSD porque vejo no governo Raquel Lyra a palavra trabalho. Eu e Viviane nos juntamos a esse time por entendermos que a mudança precisa continuar”, declarou.

A filiação de Viviane Antunes ocorre após o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) reformar sentença imposta por nepotismo ao prefeito. Na acusação, o tribunal questionou a indicação de Antunes ao cargo de secretária de Obras e Serviços Públicos da cidade.

Na ação, o TJPE reconheceu oficialmente a capacidade técnica da secretária para ocupar o cargo e retirou a multa de mais de R$ 2 milhões aplicada a Joselito Gomes. 

“Precisamos continuar com a consciência de que mais gente boa precisa estar na política, e Gravatá precisa de uma deputada estadual para chamar de sua, ao lado de um prefeito que é uma liderança política na cidade. Com essa união, vamos juntos continuar mudando o jogo”, afirmou a governadora.

A governadora também ressaltou a importância da sigla ocupar mais cadeiras no legislativo

Confirmando o movimento, Raquel levou ao evento outros nomes que disputarão cadeiras no Legislativo estadual, como a presidente do PSD em Jaboatão dos Guararapes e pré-candidata a deputada estadual, Andréa Medeiros, além do ex-prefeito de Olinda, Professor Lupércio.