Eleições 2024: Quem são os candidatos mais rejeitados na eleição do Recife?

João Paulo (PT) e Túlio Gadelha (Rede) seriam os candidatos mais rejeitados, no Recife, segundo pesquisa da Futura Inteligência

Jamildo Melo

por Jamildo Melo

Publicado em 15/07/2024, às 07h42

Números de pesquisa sobre eleições no Recife mostram maiores rejeitados na disputa - Evening_tao Freepik
Números de pesquisa sobre eleições no Recife mostram maiores rejeitados na disputa - Evening_tao Freepik

Com informações acerca das intenções de votos, áreas prioritárias para o novo governo municipal, a avaliação do atual prefeito, entre outros dados, a empresa 100% Cidades, em parceria com a Futura Inteligência, realizou pesquisa pré-eleitoral em Recife sobre as próximas eleições.

O levantamento diz que João Paulo, do PT, com 34,1%, e Tulio Gadelha, da Rede, com 30,1%, são os dois mais rejeitados nas eleições do Recife, aqueles em que o eleitor não votaria de jeito nenhum. Em terceiro, aparece Dani Portela, do PSOL, com 25,2%.

Cenários de primeiro turno

O trabalho de levantamento cita dois cenários de primeiro turno, um deles com Dani Portela na disputa e o outro com ela sendo substituída por Túlio Gadelha.

No primeiro resultado, João Campos teria 65,7% e Daniel Coelho seria o segundo colocado, com 8,3%, ligeiramente na frente de João Paulo, com 8,1%.

A saída de Dani Portela e a entrada favoreceriam João Paulo, que assume o segundo lugar, com 9,9%, ligeiramente na frente de Daniel Coelho, com 9,3%. Neste caso, João Campos teria 56,7%.

Cenários de segundo turno

Nos três cenários apresentados para o segundo turno, João Campos bate os três adversários com folga. O melhor que se apresenta, segundo a pesquisa, seria Daniel Coelho, que iria a 13,2%, contra 77,6% de João Campos.

Gilson Machado ou João Paulo, com 11,6%, teriam a mesma pontuação contra o socialista, mas João Campos subiria para 79,8% contra o aliado de Bolsonaro e 76,7% contra o ex-prefeito.

Quais os problemas do Recife?

O levantamento busca saber ainda quais seriam as principais prioridades do próximo prefeito. Melhorar a saúde aparece de forma destacada, com 44,2% das citações, seguida por melhorar a educação, com 31,7%. Melhorar a segurança é o terceiro ponto citado, marcando 24,9% das respostas.

Direita ou esquerda?

A pesquisa da Futura Inteligência perguntou se os entrevistados tinham preferência por algum posicionamento político, de direta, centro ou esquerda. Conforme as respostas, 42,8% disse não ter preferência, com Direita (26,5%) e Esquerda (23,3%) quase empatados.

Ainda sobre polarização, bem sendo verdade, 33,1% disse que o País está dividido e que elas estariam cansadas disto. No entanto, de forma aparentemente contraditória com os números da própria pesquisa, outros 24,8% diz que o País está dividido, mas que estão ao lado do presidente Lula.

Dados da pesquisa

A pesquisa de cenário pré-eleitoral da 100% Cidades Futura' foi realizada por entrevistas telefônicas assistidas por computador, entre 13 e 20 de junho, com 800 pessoas. O registro é o PE 04413/2024.

@blogdojamildo