Pesquisa mostra possibilidades da disputa presidencial, caso elegível, Bolsonaro tem vantagem, mas empata com Lula
por Cynara Maíra
Publicado em 27/11/2024, às 10h12 - Atualizado às 12h37
O Instituto Paraná Pesquisas divulgou nesta quarta-feira (27) um levantamento sobre a futura disputa presidencial de 2026. A pesquisa inseriu em um dos cenários o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), apesar do político estar inelegível até 2030.
De acordo com o levantamento, no cenário em que Bolsonaro consta nas opções dos eleitores, o ex-presidente tem vantagem numérica, com 37,6%. Apesar disso, Jair empata na margem de erro com Lula (PT), que fica com 33,6%.
Fora da polarização Lula-Bolsonaro, os demais candidatos nesse cenário ficam abaixo dos 10%. Enquanto o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT) tem 7,9% das intenções, a ministra do Orçamento, Simone Tebet (MDB), fica 0,2% abaixo com 7,7%.
Em último lugar está o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), que tem 3,7% do eleitorado.
Nos cenários sem Bolsonaro, o ex-presidente é substituído por Michelle Bolsonaro (PL), Tarcísio de Freitas (Republicanos), Ratinho Júnior (PSD) ou Romeu Zema (Novo). Nessas possibilidades, Lula consegue maior vantagem.
A substituta com números mais próximos do presidente é a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), que ainda consegue 27,5% contra 34,2% do petista.
A maior desvantagem para um nome da direita é o governador de Minas Gerais, Romeu Zema. No cenário com o gestor mineiro, o segundo lugar numérico fica com Ciro Gomes, ficando Zema em terceira posição.
Veja os números:
O instituto realizou apenas dois cenários sem o presidente Lula, uma que inclui Jair Bolsonaro e outra sem o petista e o ex-presidente.
No pleito sem Luiz Inácio, mas com Jair, a vantagem é amplamente do político do PL. Bolsonaro fica com 38,3%, enquanto Fernando Haddad (PT) tem 14,5%. Ciro Gomes empata tecnicamente com o ministro da Fazenda, chegando em 14,2%. Também empatada, Simone Tebet tem 13%. Ronaldo Caiado fica com 4,4%.
Sem Lula e Bolsonaro no pleito, vantagem fica com Michelle Bolsonaro, que tem 27,6%. O segundo lugar vai para Ciro Gomes, com 17%.
Representantes do governo Lula, Fernando Haddad (PT) e Simone Tebet ficam respectivamente em terceira e quarta posição. Confira:
A pesquisa entrevistou 2014 eleitores entre os dias 21 e 25 de novembro de 2024. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, com índice de confiança de 95%.
Leia também
@blogdojamildo