Pesquisa Futura Inteligência divulgada esta semana criou dois cenários distintos para o Senado. Veja quais candidatos têm vantagem no levantamento
por Cynara Maíra
Publicado em 08/10/2025, às 12h13 - Atualizado às 13h20
Pesquisa Futura Inteligência apresenta dois cenários para a disputa ao Senado em Pernambuco em 2026.
No primeiro cenário, sem Marília Arraes, Miguel Coelho lidera com 34,8% das intenções de voto.
No segundo cenário, com Marília Arraes, ela lidera isoladamente com 50,6%, seguida de Miguel Coelho com 30,7%.
Candidatos testados incluem Eduardo da Fonte, Gilson Machado, Silvio Costa Filho, Humberto Costa, Anderson Ferreira e Jô Cavalcanti.
Comparação com pesquisa Simplex revela empate técnico entre Marília Arraes e Humberto Costa em cenário anterior.
Pesquisa Futura ouviu 800 eleitores entre 23 e 25 de setembro de 2025; margem de erro é de 3,5 pontos percentuais.
Além dos números para o Governo de Pernambuco, a pesquisa da Futura Inteligência, divulgada nesta semana, apresentou dois cenários distintos para a disputa pelas vagas ao Senado em Pernambuco. O resultado mostra uma disputa acirrada entre os candidatos
No primeiro cenário testado, sem a presença da ex-deputada Marília Arraes (Solidariedade), o ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (União Brasil), lidera com 34,8% das intenções de voto. Na segunda simulação, com a inclusão de Marília, ela assume a liderança isolada com 50,6%.
Os números contrastam com uma pesquisa do Instituto Simplex, também divulgada nesta semana, que apontava um empate técnico entre Marília Arraes (23,7%) e o senador Humberto Costa (PT) (20,3%).
A Futura testou duas configurações para a disputa ao Senado. O primeiro cenário não insere Marília Arraesna chapa de João Campos. Já o segundo cenário inclui Marília, mas exclui Humberto Costa.
Miguel Coelho (União Brasil): 34,8%
Eduardo da Fonte (PP): 25,1%
Gilson Machado (PL): 20,1%
Silvio Costa Filho (Republicanos): 19,3%
Humberto Costa (PT): 12,9%
Jô Cavalcanti (PSOL): 6,2%
Os números mantêm a tensão entre Miguel e Eduardo da Fonte, que estão federados e desejam estar em lados opostos da eleição. Coelho é presidente do União Brasil no estado e é próximo de João Campos (PSB), enquanto Eduardo é líder do PP em Pernambuco e é aliado de Raquel Lyra (PSD).
Marília Arraes (Solidariedade): 50,6%
Miguel Coelho (União Brasil): 30,7%
Eduardo da Fonte (PP): 24,6%
Anderson Ferreira (PL): 18,3%
Silvio Costa Filho (Republicanos): 17,2%
Jô Cavalcanti (PSOL): 9,0%
Marília Arraes, Miguel Coelho e Silvio Costa Filho são três dos quatro "pretendentes" para chapa de João Campos ao Senado, com Humberto disputando a reeleição e sendo uma das prioridades do PT, é provável que sobre apenas uma vaga para os demais concorrerem.
A pesquisa da Futura Inteligência ouviu 800 eleitores de Pernambuco por telefone (CATI) entre os dias 23 e 25 de setembro de 2025. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais, e o nível de confiança é de 95%.