Ao falar sobre futuro de Pernambuco, João Campos defende integração da RMR

Prefeito falou sobre Papel estratégico do Recife e da RMR para o Futuro de Pernambuco e compartilhou experiências como referência para o estado

Jamildo Melo

por Jamildo Melo

Publicado em 08/10/2025, às 10h28 - Atualizado às 11h35

João Campos palestrando
Prefeito João Campos abriu ciclo de debates da Algomais - Hélia Scheppa/Divulgação

Virtual candidato ao governo do Estado, no ano que vem, como se especula há um bom tempo, o prefeito do Recife João Campos aproveitou um evento da revista Algomais, para começar a expor suas ideais sobre o Estado de Pernambuco.

João Campos foi o palestrante do encontro desta terça-feira (7) do projeto Pernambuco em Perspectiva – Estratégia de Longo Prazo, promovido pela revista, em parceria com a Rede Gestão.

Em sua fala, João disse que o planejamento de longo prazo precisa caminhar junto com ações concretas no presente.

Ele citou como exemplos na ampliação da oferta de creches e os avanços do Recife na transformação digital dos serviços públicos.

"Estamos fazendo o maior investimento da história em creches, porque não dá pra falar em futuro sem falar de educação desde os primeiros anos de vida”, afirmou. Como o tema foi uma das promessas de Raquel Lyra, deve ser um dos pontos que a oposição deve usar contra ela.

“A gente só consegue planejar o futuro se der conta do agora. Em vez de separar uma coisa da outra, temos que conectar o planejamento de longo prazo com ações que já comecem a melhorar a vida das pessoas no presente. No Recife, a digitalização dos serviços públicos com o clique zero tem mudado a relação do cidadão com a prefeitura.

João Campos também defendeu uma atuação integrada entre os municípios da Região Metropolitana do Recife, com foco em soluções estruturantes e permanentes.

“É impossível pensar o desenvolvimento de Pernambuco sem considerar o papel estratégico da Região Metropolitana. Cada cidade tem sua realidade, mas os desafios atravessam os limites geográficos", defendeu, em informe da revista ao site Jamildo.com.

"Precisamos de um instrumento metropolitano que funcione de forma independente de partido político, ou em quem A ou B votou, com regras claras e visão de longo prazo. Algo que não dependa do governo de plantão, mas que seja uma política de Estado”, afirmou.

O evento foi realizado no auditório do Empresarial RioMar Trade Center e reuniu um público formado por gestores públicos, empresários, técnicos e formadores de opinião.

João Campos foi escolhido para abrir o ciclo de palestras do projeto, que busca debater os caminhos para um novo modelo de desenvolvimento em Pernambuco. Não se sabe quando a governadora Raquel Lyra será convidada para o ciclo de debates.