PDT defende criação de bloco de oposição em Caruaru contra gestão de Rodrigo Pinheiro

Ministro interino da Previdência Social, Wolney Queiroz defendeu criação de bloco de oposição em Caruaru sobre atuação do Legislativo na gestão de Pinheiro

Cynara Maíra

por Cynara Maíra

Publicado em 22/10/2024, às 08h06

Wolney Queiroz se reúne com vereadores eleitos para criar base de oposição - Divulgação
Wolney Queiroz se reúne com vereadores eleitos para criar base de oposição - Divulgação

Com a vitória do prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) em primeiro turno contra Zé Queiroz (PDT), o ex-deputado federal e filho do político, Wolney Queiroz (PDT) uniu vereadores eleitos pela oposição para discutir uma atuação conjunta do grupo na Câmara Municipal de Caruaru a partir de 2025. 

Wolney Queiroz, que é secretário executivo da Previdência Social, também assumiu interinamente na segunda-feira (21) a função de Ministro da Previdência Social, enquanto Carlos Lupi viaja para eventos na Espanha.

Wolney é o quarto caruarense a ser nomeado, mesmo que temporariamente, como ministro. O filho de Zé Queiroz ficará no cargo até 31 de outubro, quando Lupi retorna ao posto.  

PDT quer articular oposição contra Rodrigo Pinheiro

A partir da derrota de Zé Queiroz com quase 20% a menos que o atual prefeitoRodrigo Pinheiro, o PDT  quer tentar fortalecer a oposição contra Pinheiro com o objetivo de melhorar a força política para as próximas eleições. 

O PDT foi o partido de oposição com maior número de vereadores eleitos para Câmara Municipal de Caruaru, mas a vantagem ainda está com Rodrigo Pinheiro, que tem 16 dos 23 vereadores eleitos para 2025.

Com o PL mais independente dessa disputa e tendo eleito um vereador, a oposição articulada seria formada por 6 políticos, três do PDT e um representante do Republicanos, PT e PSB, cada. 

Os vereadores eleitos Delegado Lessa (Republicanos), Mano do Som (PDT), Gil Bobinho (PSB), Tafarel (PDT), Fagner Fernandes (PDT) e Edilson do MST (PT) concordaram em encontro com Wolney Queiroz em formar um bloco de oposição para atuar no Legislativo da cidade. 

A partir da ampla vantagem da base de Pinheiro, a ideia deve ser em garantir a união em votações para conseguir articular pequenas vitórias de posicionamento contra os projetos do atual prefeito do qual discordam. 

Com a vitória de Rodrigo Pinheiro e a presença da governadora Raquel Lyra (PSDB) no Governo do Estado, a governabilidade do novo mandato do PSDB na cidade deve ser facilitada. 

@blogdojamildo