Luciana Santos recebe título de Doutora Honoris Causa da Unicap

Cerimônia no Recife reuniu autoridades e destacou trajetória de Luciana Santos, que comanda o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

Plantão Jamildo.com

por Plantão Jamildo.com

Publicado em 19/12/2025, às 14h26

Imagem Luciana Santos recebe título de Doutora Honoris Causa da Unicap

Luciana Santos recebeu Doutora Honoris Causa da Unicap

Cerimônia ocorreu no auditório G1, no Recife

Reitor destacou caráter histórico da homenagem

Ministra ressaltou vínculo familiar e papel das universidades

Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos (PCdoB) recebeu, na última quinta-feira (18), o título de Doutora Honoris Causa concedido pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). A solenidade ocorreu no auditório G1 da instituição e reuniu professores, dirigentes universitários e autoridades convidadas.

A cerimônia foi aberta pelo reitor da Unicap, padre Pedro Rubens, que destacou o caráter histórico da homenagem. Ao se referir à trajetória da ministra, ressaltou o fato de Luciana Santos ser a primeira mulher a comandar o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Segundo ele, “é preciso repetir, porque é um momento histórico haver essa pasta tão estratégica para nós e para o Brasil, sobretudo numa fase de reconstrução e união, que é tão difícil e urgente”.

Em seu pronunciamento, Luciana Santos agradeceu à universidade pela concessão do título e afirmou que a homenagem representa um marco em sua trajetória pública. Ao comentar o significado do reconhecimento, disse que “este é um momento muito simbólico da minha vida pública, como primeira mulher a ocupar o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação”.

Durante o discurso, a ministra também fez referência à relação histórica da família com a instituição. Ao lembrar a atuação do pai na universidade, destacou que “minha ligação com a Unicap também é afetiva e familiar. Meu pai, Milton Santos, foi professor, coordenador do curso de Gerenciamento de Empresas e diretor do Colégio Nóbrega”.

Luciana Santos ainda ressaltou o papel das universidades na formação cidadã e defendeu que os espaços acadêmicos sejam voltados à promoção dos direitos humanos, da democracia e do pensamento crítico.