Evento será realizado de 28 a 30 de abril, no Centro de Convenções de Pernambuco. Tema central foca na inovação e os desafios da gestão pública.
por Ana Luiza Melo
Publicado em 24/04/2025, às 10h09 - Atualizado às 10h32
A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) anunciou a presença do historiador e escritor Leandro Karnal como participante do painel de encerramento do 8º Congresso Pernambucano de Municípios. O evento será realizado na próxima semana, entre os dias 28 e 30 de abril, no Centro de Convenções de Pernambuco, e terá como tema central a inovação e os desafios da gestão pública.
As inscrições para o Congresso da Amupe são gratuitas e estão abertas em www.amupe.org.
De acordo com a Amupe, a participação de Karnal está marcada para o dia 30, às 11h30, no Teatro Guararapes, ao lado dos especialistas Álvaro Pinheiro e Déborah Arôxa.
O trio vai conduzir o painel “Inteligência Artificial na Gestão Pública”, que buscará refletir sobre o papel da tecnologia na modernização dos municípios, com foco em decisões mais eficientes, transparência administrativa e melhoria dos serviços prestados à população.
“O nome de Leandro Karnal engrandece ainda mais o nosso congresso. Ele é uma referência do pensamento contemporâneo brasileiro e vai contribuir com uma visão crítica e instigante sobre os caminhos que podemos trilhar para uma gestão mais inteligente, humana e eficiente”, afirmou o presidente da Amupe e prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia.
Em outras palestras, Karnal já defendeu a importância da ética, responsabilidade e uso consciente da IA, alertando para os impactos da tecnologia no setor público, incluindo questões como privacidade, emprego e desigualdades sociais.
Leandro Karnal é doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), ex-professor da Unicamp, membro da Academia Paulista de Letras, autor de diversos best-sellers e colunista do jornal O Estado de S. Paulo. Também comanda o canal Prazer, Karnal no YouTube, apresenta o podcast Platitudes e mantém forte presença nas redes sociais, onde soma mais de 11 milhões de seguidores. Sua atuação como comunicador e pensador o consolidou como uma das principais vozes públicas do Brasil na atualidade.