"Inteligência Artificial na Gestão Pública" é tema da Palestra Magna do Congresso da Amupe

O 8º Congresso Pernambucano de Municípios, promovido pela Amupe, conta com uma vasta programação e acontece nos dias 28, 29 e 30 de abril

Clara Nilo

por Clara Nilo

Publicado em 17/04/2025, às 17h47 - Atualizado às 18h09

Marcelo Gouveia, mesa e público durante o último Congresso, realizado pela Amupe, em 2024 - Comunicação Amupe/Divulgação
Marcelo Gouveia, mesa e público durante o último Congresso, realizado pela Amupe, em 2024 - Comunicação Amupe/Divulgação

Nos dias 28, 29 e 30 de abril acontece o 8º Congresso Pernambucano de Municípios, promovido pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). No último dia, tradicionalmente, ocorre uma palestra magna de encerramento dos trabalhos. Nesta edição, o tema será “Inteligência Artificial na Gestão Pública”.

A palestra vai abordar como a inteligência artificial pode apoiar a tomada de decisões, otimização de serviços e ampliação da transparência e eficiência das gestões municipais.

Sabe-se que o uso de tecnologias inteligentes tem sido estrategicamente usados para auxiliar análise de dados, na automação de processos e na oferta de serviços mais ágeis e personalizados para a população. Os palestrantes vão levar cases e trocas de experiências para os espectadores. 

Os especialistas responsáveis por apresentar o tema são Álvaro Pinheiro e Déborah Arôxa. Eles irão palestrar, às 11h30, para os prefeitos e prefeitas, vereadores, secretários, técnicos e assessores municipais presentes na ocasião.

A programação do Congresso Pernambucano de Municípios da Amupe é vasta e inclui painéis sobre temas variados como saúde, educação, sustentabilidade e inovação, além de área de exposições e sessões interativas.

As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas até o dia do evento ou até que a capacidade do espaço seja atingida através do site: amupe.org.

O palestrante Álvaro Pinheiro é pesquisador e professor com pós-doutorado em Inteligência Artificial com ênfase em Tomada de Decisão Jurídica pela UFPE. Atualmente, é Superintendente de Inovação e Inteligência Artificial em Saúde da Secretaria de Saúde de Pernambuco.

Já Déborah Arôxa acumula mais de 30 anos de experiência em gestão pública e privada, com atuação em transformação digital, governança e modernização de processos.