Hospital Mestre Dominguinhos: deputados comemoram edital publicado pelo governo de Pernambuco

Deputados comemoram a licitação para a construção do Hospital Mestre Dominguinhos, que promete fortalecer a saúde no Agreste Meridional

Plantão Jamildo.com

por Plantão Jamildo.com

Publicado em 20/04/2025, às 09h22

A votação ocorreu na última segunda-feira (15/07) - Foto: Galeria Alepe
A votação ocorreu na última segunda-feira (15/07) - Foto: Galeria Alepe

Parlamentares da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) celebraram a publicação do edital de licitação para a construção do Hospital Mestre Dominguinhos, em Garanhuns, no Agreste Meridional. A medida foi oficializada pelo Governo do Estado no Diário Oficial da última quinta-feira (17), e prevê a contratação da empresa que vai tocar a obra, orçada em mais de R$ 135 milhões. A unidade terá 269 leitos e será administrada pela Secretaria Estadual de Saúde.

A iniciativa foi destacada por deputados representantes do agreste pernambucano, como o deputado estadual Dannilo Godoy (PSB), um dos principais entusiastas da proposta. “É uma conquista histórica para nossa região. Lutamos com dedicação por esse hospital, que vai ampliar e qualificar significativamente o atendimento à população”, afirmou o parlamentar.

A deputada Débora Almeida (PSDB), conhecida como “A Voz do Agreste”, também comemorou a publicação do edital. “Trata-se de um momento para nosso estado e principalmente o nosso Agreste celebrar. A obra, após concluída, será um forte apoio para nossa população”, disse a parlamentar, que destacou ainda os investimentos no Hospital Dom Moura, que atualmente dá suporte à região, mas enfrenta limitações diante da demanda.

Já o deputado Claudiano Filho (PP) ressaltou o impacto regional do novo equipamento: “Parabenizo o empenho da governadora Raquel Lyra e todos do Governo do Estado que estão trabalhando dia e noite para iniciar as obras desse projeto importante”.

Recuperando-se de um problema de saúde, o deputado estadual Izaías Régis (PSDB) também manifestou apoio à construção do hospital. “Essa unidade foi solicitada ainda durante a campanha de 2022 à governadora Raquel Lyra. O hospital vai atender crianças, adultos e idosos de Garanhuns e da região, com atendimento de alta complexidade”, afirmou.

Raquel Lyra sorri e aponta para máquina de ressonância ao seu lado

Nova etapa para obra aguardada há anos

O Hospital Mestre Dominguinhos será erguido em uma área de mais de 26 mil metros quadrados, com três pavimentos e perfil assistencial de alta complexidade. A unidade contará com UTI, bloco cirúrgico, atendimento de urgência e emergência, centro de diagnóstico, hemodinâmica, ambulatório com 15 consultórios e serviços especializados em neurologia, ortopedia, cardiologia, sistema vascular e queimados.

“Essa será mais uma ampliação dos serviços de saúde em Pernambuco, aproximando das necessidades da população para que as pessoas possam ser atendidas mais perto de suas casas. Não vamos parar nosso trabalho um minuto para garantir mais dignidade no atendimento aos pacientes e conforto nos ambientes para os profissionais na rede de saúde estadual”, ressaltou a governadora Raquel Lyra.

A construção será coordenada pela Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), enquanto o projeto foi elaborado pela Secretaria de Projetos Estratégicos. A gestão do hospital ficará sob responsabilidade da Secretaria Estadual de Saúde.