Exclusivo: João Campos libera ex-prefeito João da Costa para concorrer a vereador

Ex-prefeito João da Costa é servidor efetivo da Prefeitura do Recife

Jamildo Melo

por Jamildo Melo

Publicado em 04/07/2024, às 11h44

João da Costa, na tribuna da Câmara Municipal, para onde deseja voltar nestas eleições - Câmara do Recife
João da Costa, na tribuna da Câmara Municipal, para onde deseja voltar nestas eleições - Câmara do Recife

O prefeito João Campos (PSB) assinou ato autorizando o afastamento do servidor João da Costa (PT), para que possa concorrer a vereador no Recife.

O ato era necessário, pois João da Costa é servidor efetivo da Prefeitura do Recife, no cargo de agente de Administração Geral.

João da Costa foi prefeito do Recife entre 2009 e 2012, também foi deputado estadual e vereador do Recife.

João da Costa é engenheiro agrônomo e administrador de empresas.

Em 2012, o político não pode ser candidato a reeleição, como prefeito, pois o PT resolveu não lhe dar a legenda, em uma situação inusitada. Após muitas polêmicas, na época, concorreu pelo partido o atual senador Humberto Costa (PT).

O PSB conquistou a Prefeitura do Recife, naquele ano, com Geraldo Júlio (PSB). O PSB continua na Prefeitura do Recife até hoje.

Elogios de Lula e João Campos

Nesta terça-feira, na capital pernambucana, o presidente Lula, além de novidades para as áreas de habitação, educação, saúde e mobilidade urbana, não deixou de agir politicamente e rasgou-se em elogios ao prefeito João Campos, na entrega de habitacionais na capital pernambucana.

A louvação aconteceu no primeiro evento oficial, com a entrega de 448 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida, além do lançamento da pedra fundamental de novos campus do Instituto Federal (IFPE) e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

"É uma alegria trabalhar com um prefeito da qualidade de João Campos. Eu fui muito amigo do pai dele e nunca um presidente da república e um governador tiveram uma relação tão sólida. E eu sei que Eduardo Campos está se mexendo lá no céu. Esse moleque vai ser melhor do que ele para governar uma cidade", afirmou.

A fala é simbólica porque ocorre uma semana depois de o PT pressionar publicamente pela vaga de vice na chapa. No sábado passado, na inauguração de mais um Compaz, João Campos disse publicamente que não tinha pressa e que a decisão seria tomada nas convenções do PSB.

Não se sabe o que os dois caciques conversaram reservadamente, mas havia um espaço para conversas políticas. Uma sala foi destinada aos convidados e uma outra sala mais reservada foi usada por Lula e Janja, onde João Campos tratou com o presidente.

O blog de Jamildo já havia revelado que o prefeito do Recife e Lula tem conversado sobre todos os passos da sucessão, em ao menos duas viagens Brasília. João Campos é vice-presidente nacional do PSB.

@blogdojamildo