Lula confirma presença na festa de 45 anos do PT no Rio de Janeiro
por Jamildo Melo
Publicado em 17/02/2025, às 09h52 - Atualizado às 09h53
O presidente Lula vai participar da festa de 45 anos do PT, que será realizada na sexta e sábado próximos, dias 21 e 22, no Armazém da Utopia, na Praça Mauá, no Rio de Janeiro. O ato político dos 45 anos do PT com Presidente Lula terá 'Parabéns' com bolo simbólico.
O evento ocorre em meio a maior queda de popularidade do líder petista. Na sexta-feira, o Datafolha divulgou pesquisa mostrando que Lula tem o menor índice de aprovação em todos os seus governo. A aprovação do presidente Lula (PT) caiu de 35% para 24% em dois meses, atingindo um nível inédito em suas três passagens pelo Palácio do Planalto. A reprovação ao presidente também atingiu um recorde, subindo de 34% para 41%.
A crise do Pix em janeiro e a inflação de alimentos e declarações polêmicas de Lula podem ter impactado negativamente sua popularidade, conforme registrado na semana passada pelo Jamildo.com.
A comemoração tem como slogan a frase “Raízes no povo – Olhos no futuro” e contará com debates e atividades culturais. Na programação, constam mesas que vão tratar dos desafios dos setoriais e das secretarias do partido.
Outro tema definido é a discussão e a formulação de propostas sobre desenvolvimento inclusivo relacionado à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que irá ocorrer em novembro, em Belém (PA). Como convidado principal, Jorge Vianna, presidente da APEX - Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, ex-senador e ex-governador do Acre).
No evento, também está prevista a apresentação e o compartilhamento das experiências de partidos progressistas latino-americanos, casos do Morena (México) e da Frente Ampla (Uruguai). Os convidados são Carolina Rangel Gracida, Secretária-Geral do MORENA (Movimiento de Regeneración Nacional), no México, e Fernando Pereira, presidente da Frente Ampla Uruguai). Com mediação de Gleisi Hoffmann, presidente Nacional do PT.
A organização do evento está a cargo do Diretório Nacional, com apoio da Fundação Perseu Abramo, centro de formação política e produção de conhecimento da sigla.