Almir Reis denuncia suposto abuso de poder econômico e compra de votos por Ingrid Zanella

Após ajuizar uma ação contra a chapa de Almir Reis, Ingrid Zanella é denunciada por chapa adversária e disputa esquenta na reta final

Yan Lucca

por Yan Lucca

Publicado em 06/11/2024, às 14h19 - Atualizado às 16h00

Ingrid Zanella é a candidata da atual gestão - Fotos: Divulgação
Ingrid Zanella é a candidata da atual gestão - Fotos: Divulgação

Até o início desta semana a disputa pela presidência da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Pernambuco (OAB-PE) estava no campo das propostas e ideias. Agora, buscando desconstruir sua adversária Ingrid Zanella, a chapa de Almir Reis ajuizou uma nova denúncia contra a chapa por suposto abuso de poder econômico e compra de votos (representação nº 17.0000.2024.025499-3).

A petição é assinada por cinco advogados, entre eles THIAGO RAMOS SÁ GONDIM e RENATO CICALESE BEVILÁQUA.

De acordo com a assessoria jurídica do candidato Almir Reis, a chapa "Renovação Experiente", de Zanella, estaria pagando influenciadores para "virar voto" já na reta final de campanha. Ainda conforme a denúncia, consta um print — captura de tela — de uma mensagem enviada por uma rede social, pela influenciadora Katy Gangana. Veja abaixo:

"Você que é advogada (o), sabe que em breve vamos ter a eleição para presidência da OAB-PE, que acontece no dia 18 de novembro. E nós estamos montando um time de advogados para apoiar a candidatura de Ingrid e Schamky, e eleger a primeira presidente mulher
Prints enviados na denúncia - Foto: Divulgação

"Você que é advogada (o), sabe que em breve vamos ter a eleição para presidência da OAB-PE, que acontece no dia 18 de novembro. E nós estamos montando um time de advogados para apoiar a candidatura de Ingrid e Schamky, e eleger a primeira presidente mulher da história da OAB. Vamos juntos?", diz a influenciadora, que ainda oferece um tipo de "pacote de mídia" para apoiar a candidatura de Ingrid.

Segundo um trecho da representação, "..., na abordagem feita, a Sra. Katy Gangana manifesta explicitamente a intenção de contratar a advogada para a realização de propaganda eleitoral paga, especificando que o pacote incluía postagens no perfil da advogada e visitas ao comitê, com o claro objetivo de promover a chapa de Ingrid e Schamky, em desacordo com as normas eleitorais da OAB."

Ainda conforme a representação, as abordagens também ocorreram via WhatsApp e posteriormente foram apagadas pela influenciadora que atua na área de marketing digital.

Diante dos expostos, a chapa "Renova OAB" de Almir Reis pede a "aplicação de penalidade de indeferimento ou a cassação do requerimento de registro da chapa beneficiada, ou a cassação do mandato, se já tiver sido eleita, tudo conforme disciplina o art. 20 do Provimento 222/2023, tendo em vista já existirem outras representações impugnando a prática de condutas vedadas, o que caracteriza a reincidência".

Ainda segundo a chapa de Almir Reis, esta semana Zanella foi denunciada na Comissão Eleitoral da OAB-PE por disseminação de discurso de ódio e propagação de fake news.

"A compra de votos é crime eleitoral... as denúncias são gravíssimas e devem culminar com a inelegibilidade de Ingrid Zanella", afirma a assessoria do candidato.

"...Se vier a ser condenada por qualquer uma dessas representações, Zanella coloca em xeque a sua elegibilidade, tendo em visto os graves fatos que levaram à primeira condenação".

O grupo de oposição já reclamou à Comissão Eleitoral da OAB por ataques pessoais contra seu principal oponente, Almir Reis.

O outro lado

Respeitando sempre o contraditório, em toda sua história, o espaço segue aberto para eventuais esclarecimentos da chapa "Renovação Experiente", de Zanella.

A chapa "Renovação Experiente" disse que "repudia falsas acusações" da oposição.

"A advocacia pernambucana recebe com indignação a falsa alegação de que se estaria contactando, por direct de redes sociais, perfis para comparecimento em eventos mediante remuneração. Suportada por apenas um mísero print de internet, tal ato, que sequer sabemos se ocorreu ou foi fabricado, sem qualquer relação com algum membro da chapa. Informamos que já comunicamos as autoridades", afirmou em nota oficial.

"Não nos surpreende que tal ato tenha ocorrido no mesmo dia em que entramos com uma robusta representação na comissão eleitoral contra a chapa de oposição por flagrante abuso de poder econômico, comprovado por mais de 50 provas documentadas, incluindo testemunhas, vídeos, áudios de integrantes da chapa, a presença do candidato in loco, da vice e de imprensa paga".

Acusações e denúncias

A representação eleitoral de Almir Reis foi feita no mesmo dia em que a chapa adversária entrou com uma ação semelhante, também acusando suposto abuso de poder econômico. Segundo essa ação,  a chapa de Almir Reis, com o pretexto de lançar as candidaturas de Noelma Santos Costa e Madson Rodrigo de Aquino Melo, para a OAB/Jaboatão, realizou um jantar em uma churrascaria de "alto padrão" à beira-mar de Candeias, no dia 31 de outubro.

No evento, foram constatadas a distribuição gratuita de bebidas alcoólicas, comida e música ao vivo.

Eleições na OAB

No dia 18 de novembro, os advogados de Pernambuco irão às urnas para eleger a nova diretoria da OAB-PE, selecionar a lista sêxtupla para a vaga de desembargador no TJPE e escolher a diretoria de suas subseções.

Para participar, é fundamental que os eleitores tenham o cadastro atualizado, especialmente o telefone e o e-mail, pois essas serão as vias de comunicação para informações importantes sobre a votação. Além disso, é necessário estar com as anuidades em dia.

"terceira via" deste pleito é o advogado Fernando Santos Jr, que defende a necessidade de um "choque de gestão".

@blogdojamildo